Redação GameCoin
O anúncio de Red Dead Redemption 2 reaqueceu a temática Western nos games. Prometido para o segundo semestre de 2017, título da Rockstar Games terá versões para PS4 e Xbox One. O título dá continuidade à saga do pistoleiro John Marston em suas aventuras pelo Novo México. E enquanto o game não chega, selecionamos cinco jogos Western imperdíveis!
Gun Smoke (NES)
Publicado em 1985 pela Capcom, Gun Smoke é uma adaptação da edição para fliperamas. O game coloca o jogador na pele de um pistoleiro que varre o Velho Oeste atirando nos bandidos locais.
O game é basicamente um clone de Commando, outro clássico dos fliperamas e que ganhou edição para consoles, em que basicamente trocava a temática do bang-bang pela militar.

Graficamente Gun Smoke é um game bonitinho, quando se enxerga com os olhos de 30 anos atrás. O game seguia o formato dos arcades da época em que o game se movia debaixo para cima. Uma estética muito comum em jogos de tiro como 1942, dentre muitos outros.
Quem tiver a oportunidade de garimpar o cartucho no mercado de usados, Gun Smoke é uma boa opção para quem gosta de um game de ação frenética.
Sunset Riders (SNES)
Aclamado pelo público, Sunset Riders foi publicado pela Konami em 199x e também é uma adaptação de um game de fliperama. No entanto, ao contrário do game Capcom, Sunset Riders permitia escolher entre quatro personagens e dois jogadores simultâneos (no fliperama até quatro jogadores poderiam jogar ao mesmo tempo).
A temática segue o mesmo roteiro dos demais jogos de Western em que os jogadores assumem o papel de justiceiros que querem limpar a bandidagem do Velho Oeste.

Sunset Riders é um game intenso, em que os jogadores ficam debaixo de uma chuva de balas. Upgrades e power-ups aumentam o poder de fogo do jogador o que facilita os combates.
Graficamente, o game tem estética interessante muito colorida e caricata, assim com vilões grandões e dão uma dimensão da dificuldade do game, que é bastante elevada e exige uma dose à mais de dedicação.
Gun (PC, Xbox, PS2, GameCube e Xbox 360)
Publicado em 2005 pela Activision, com versões para PC, GameCube, Xbox, PS2 e Xbox 360, Gun coloca o jogador na pele de Colton White, que atravessa o Missouri em busca de vingança pela morte de seu pai. Dizer que Gun é uma espécie de avô espiritual de Red Dead Redemption não seria um exagero, afinal o game oferece um grande mapa aberto, uma campanha principal e uma lista de missões paralelas que ajudam a enriquecer a narrativa.
Com boa jogabilidade, o game tem um nível de desafio elevado. No entanto, ao longo da jogatina, Gun tende a ficar um tanto repetitivo, uma vez que os objetivos da missões são bastante parecidos e sempre envolvem um acerto de contas. Outro senão da produção são os gráficos. Gun faz parte de uma safra de jogos publicada na primeira metade da década de 2000, período em que se consolidava o design em 3D por meio de elementos poligonais renderizados. Dessa forma, assim como muitos games da época, a estética é um tanto rudimentar se comparada com as produções atuais e pode causar uma certa estranheza.
Call of Juarez: Bound in Blood (PC, PS3 e Xbox 360)
Lançado em 2009, o segundo episódio da franquia foi um dos melhores games Western já produzidos. Com um enredo linear, o game narra a história dos irmãos Ray e Thomas McCall numa cruzada em plena Guerra Civil, na segunda metade do século XIX.

Com ótimos gráficos, uma grande variedade de pistolas e rifles, a produção da Ubisoft é um FPS frenético com direito a duelos no final das fases. Para quem gosta de jogos de tiro é uma boa pedida.
Call of Juarez: Gunslinger (PC,PS3 e Xbox 360)
Depois da péssima repercussão de de Call of Juarez: The Cartel, a Ubisoft publicou em 2013 Gunslinger em formato digital. Com gráficos em estilo cel shading (que se assemelha com ilustração de quadrinhos) o game coloca o jogador na pele de um caçador de recompensas que para em um saloon para contar suas andanças.
Silas Greaves, em suas histórias, coloca o jogador diante de nomes famosos no folclore do Velho Oeste e precisa enfrentar nomes como Billy the Kid, Butch Cassidy, dentre outros foras-da-lei lendários.

Call of Juarez: Gunslinger talvez seja o game mais acessível da lista, já que faz parte dos catálogos da PSN, Xbox Live e Steam. Para quem quer testar suas habilidades no gatilho, o game é uma excelente sugestão.
[bws_related_posts]