Nintendo Switch, a verdadeira face do Project NX

Nintendo anuncia o Switch, seu novo console que funciona como portátil e console de mesa

Marcelo Iglesias | Redação GameCoin

Depois de muita especulação, mistério e “diz que me disse”, finalmente a Nintendo apresentou seu novo console, que até então era conhecido apenas como Project NX, mas que na verdade se chama Switch, e que chegará ao mercado em março de 2017. O Switch é uma evolução do conceito inaugurado com o Wii U que permitia utilizar joystick híbrido de tablet como portátil. No entanto, o Switch vai além.

Nintendo anuncia o Switch, seu novo console que funciona como portátil e console de mesa

O console de mesa tem um módulo que se destaca e se torna uma tela. É ali que tudo acontece, é onde está o processador, bateria e tudo mais. Porém a tela permite que o joystick seja fracionado em duas partes e anexado às bordas, funcionando como a unidade móvel do Wii U, ou jogar de maneira remota. Há ainda a possibilidade de utilizar as duas metades do controle como joysticks individuais para jogar em dupla. Ou seja, o aparelhinho da Nintendo é cheio de facetas. E se tudo isso não for o suficiente, o vídeo mostra que será possível adquirir um joystick convencional.

Nintendo anuncia o Switch, seu novo console que funciona como portátil e console de mesa

O vídeo também indica que o aparelho poderá se conectar com outros que estiverem próximos, que indica uma clara evolução da conectividade desde o Game Boy, que permitia que duas pessoas competissem por meio um capo que unia os dois aparelhos.

Switch em qualquer lugar

A proposta de levar o jogo para qualquer lugar é levada ao extremo pelo Switch, mas o vídeo não revela os dados técnicos do aparelho. Não aponta qual é o poder de processamento do console. Da mesma forma que não indica sua capacidade de armazenamento, ou tipo de mídia utilizada. Num dos momentos do filme há um enquadramento em que o jogador conecta algo que parece ser um cartão de memória, mas não é possível distinguir.

Daí ficam dúvidas se o novo console da Nintendo terá poder de fogo para competir em pé de igualdade com os futuros Xbox Scorpio e PS4 Pro, que terão suporte para rodar jogos em 4K? Será que Big N irá depositar seus ovos na mesma cesta em que apostou no malfadado Wii U?

Mesmo que selos como Bethesda, Square-Enix e Take Two (confira o quadro abaixo) tenham confirmado que desenvolverão para a plataforma, será que oferecerão os mesmos conteúdos que disponibilizam para os consoles da Sony e Microsoft? No vídeo é possível ver que um dos jogadores se diverte com The Elder Scrolls: Skyrim, e posteriormente uma turma jogado algo que parecia ser NBA Live. Os demais jogos mostrados são da NE o principal, será que o Switch conseguirá tirar a Nintendo de seu abismo financeiro ou será a pá de cal sobre sua sepultura?

Nintendo anuncia o Switch, seu novo console que funciona como portátil e console de mesa

Particularmente torço para que a Nintendo consiga se reerguer. Trata-se de uma das empresas mais importantes do mercado de jogos, dona de franquias como Donkey Kong, Mario Bros, Zelda, Pokémon e Metroid. A Big N é única que está no mercado há mais de 30 anos como publisher e fabricante. Atari, Sega, Nec, SNK, Panasonic, Philips, dentre outras se aventuraram se retiraram do mercado.

Tomará que dê certo!

[bws_related_posts]