Far Cry: New Dawn – O apocalipse florido da Ubisoft

Marcelo Jabulas | Redação GameCoin – O apocalipse nuclear permeia o imaginário da humanidade desde que o Little Boy foi lançado do B-29 Enola Gay sobre Hiroshima. A ficção viu no armagedon uma fonte inesgotável de histórias sombrias que desenha a vida após o fim do mundo. Geralmente os cenários são sombrios, cinzentos e empoeirados. Mas a Ubisoft resolveu dar uma coloração diferente a essa visão distópica do futuro.

Far Cry: New Dawn acaba de estrear como uma sequência de Far Cry 5. O game coloca o jogador na pele do personagem Capitão, ou Capitã, pois é possível escolher o sexo do protagonista. Ele, ou ela, faz parte de um grupo destinado a ajudar a reconstruir a civilização. Eles percorrem os Estados Unidos para dar apoio às comunidades que ser formaram após a explosão de bombas nucleares, mas acabaram topando com a gangue dos Salteadores, comandado pelas irmãs Mickey e Lou.

.: Leia o review de Far Cry 5 :.

.: Leia o review de Far Cry Primal :.

Deja vu

O cenário do game é Hope County, a mesma cidade fictícia, no estado de Montana, que era dominada pela seita Jardim do Eden. A história se passa cerca de 15 anos após os acontecimentos de FC5. Muitos NPC’s reaparecem no game. Inclusive, uma das protagonistas do game, Carmine, é filha de um dos personagens.

Segundo a Ubisoft, os produtores fizeram uma pesquisa sobre quanto tempo um bioma se regeneraria após a detonação de uma bomba atômica. Especialistas afirmaram que eram necessários não mais que seis anos. Nesse período em que a radiação se dissipou, a humanidade saiu dos abrigos e começou a se reconstruir diante de um novo mundo em que as ruínas foram tomadas por uma verdejante vegetação.

.: Leia o review de Far Cry 3 :.

.: Leia o review de Far Cry 2 :.

Daí as locações de New Dawn parecerem um imenso jardim florido que se alastrou pelas ruínas, num contraste ao cinza das demais obras apocalípticas. Quem jogou Far Cry 5 notará que muito dos elementos do game anterior estão neles. Estruturas, mobílias, armas foram reaproveitadas para agilizar o processo de produção.

Jogabilidade

A jogabilidade tem comandos básicos semelhantes, mas há elementos de jogabilidade que evoluíram. Como não existe indústria, não há como comprar bens manufaturados. O jogador precisa construir armas. Num primeiro momento, essas atribuições lembram games como “Dead Island”, em que é preciso recolher sucatas para a fabricação.

O game também tem um viés de RPG, mais acentuado que em FC5, mas conta com elementos como tabela de perícias, formação de equipes e um imenso mapa.

Gráficos

Visualmente, o game segue o padrão da franquia, com nível de detalhamento muito alto. Trata-se de um game bonito, com efeitos de luzes, sombras, névoas muito bem produzidos, assim com alternâncias de luminosidade.

Missões

Como nos demais games da série Far Cry, o jogador tem uma campanha principal, com diversas missões, mas também conta com tarefas paralelas. Para quem quer finalizar o jogo com rapidez, o ideal é focar na campanha.

.: Leia o review de Far Cry 4 :.

No entanto, vale muito a pena se dedicar às tarefas paralelas. Elas irão fazer com que o jogador vasculhe todos os cantos do mapa. Além disso, também aumenta consideravelmente o tempo de jogo.

Far Cry: New Dawn é um game que segue a receita estabelecida desde Far Cry 3. Há um mapa imenso, uma monte de missões, inimigos truculentos aos montes e vilões sádicos. E isso é ótimo!

PS. Esse maluco aí de cima não parece com o Zangado? O “Tio” tá com moral alta!

Mini ficha GameCoin:
Far Cry: New Dawn

Estilo: FPS
Estúdio: Ubisoft
Distribuidora: Ubisoft Montreal
Modo On-line: Sim
Idioma: Áudio, legendas e menus em português
Disponível: PC, PS4, Xbox One
Preço Médio: R$ 200

E quanto vale o show?

Enredo: 5
Gráficos: 5
Jogabilidade: 4
Desafio: 4
Custo/Benefício: 4
TOTAL: 22 gamecoins

Tabela GameCoin de classificação

00 a 03 gamecoins: Péssimo
04 a 07 gamecoins: Muito ruim
08 a 11 gamecoins: Ruim
12 a 15 gamecoins: Regular
16 a 19 gamecoins: Bom
20 a 23 gamecoins: Muito bom
24 a 25 gamecoins: Ótimo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.