Battlefield 5 – Beta Aberto revela atributos do game

Curtiu? Então compartilhe este post!

Marcelo Jabulas | Redação GameCoin – A Electronic Arts liberou a versão Beta Aberto do modo multiplayer de Battlefield 5 no dia 4 (para quem comprou na pré-venda) e no dia 6 para o restante do público. Com dois mapas: Rotterdanm e Narvik, o teste serviu de ensaio para a EA testar seus servidores e corrigir erros e finalizar detalhes do título que chega em 19 de outubro.




Mapas

O mapa da missão em Rotterdam, segue o conhecido modelo de conquista. Para isso, um time defende e outro tenta avançar. Com até 64 jogadores simultâneos, os jogadores precisam assegurar a posição conquistada e partir para os próximos pontos.

Já o mapa Narvik é palco para o modelo Grand Operations. Nesse mapa, o time britânico tem que destruir a artilharia antiaérea alemã. Já os soltados nazistas precisam conter a ofensiva dos comandados de Churchill.

Gráficos

Visualmente o game está muito bonito. O time da Dice mais uma vez trabalhou direito na produção. Os efeitos visuais são muito bem elaborados, as fumaças das explosões, raios solares, sombras e neve são alguns elementos que ofuscam a visão do jogador e torna mais difícil distinguir os inimigos do cenário.

Um detalhe interessante é que o game identifica apenas os soldados do seu time, com uma bolinha azul. No mapa do canto da tela, apenas os objetivos estão destacados. Assim, o jogador precisa ficar muito atento para enxergar e disparar contra os inimigos e também se desvencilhar dos disparos.

Gameplay

Games que retratam a Segunda Guerra Mundial colocam limitações tecnológicas que podem contribuir e também prejudicar o jogador, principalmente na escolha de armas. O jogador tem quatro opções de soldados para jogar a cada respaw. Cada um tem um tipo de arma primária como fuzil, rifle de precisão, submetralhadora e metralhadora pesada.

No entanto, o jogador precisa gastar seus pontos obtidos para comprar melhorias, como mira telescópica ou desbloquear novos equipamentos. Como se trata de um teste Beta, os jogadores entram na batalha sem nenhuma ordenação, bem diferente de quando se joga com times.

Um detalhe muito interessante dos mapas é que eles colocam o jogador em enormes cenários. Não há “corredores” que guiam os jogadores para o confronto como nos mapas de Call of Duty: Black Ops 4. Tudo bem que no Beta Fechado, do shooter da Activision, o objetivo era justamente a eliminação do time rival, naquele mata-mata convencional. Daí a necessidade de colocar os jogadores num labirinto e não em campo aberto.

Por outro lado, em BF5 o jogador tem a liberdade de fazer o seu jogo de acordo com seu equipamento.  Se jogar de sniper, pode buscar um bom cantinho e dar suporte nos companheiros que estão na linha de frente.

Daí cada jogador dever ter a noção de seu equipamento. Como sniper, não adianta sair correndo para cima de um inimigo com metralhadora ou fuzil. Assim como não ajuda muito ficar a distância tentando eliminar um inimigo com uma submetralhadora.

Bugs

Das cerca de cinco horas dedicadas à experimentação da versão Beta, o game se mostrou bastante estável, sem bugs. Para ser sincero, a única imagem bizarra foi um sniper sobre outro soldado, que parecia ser mais um combinado entre os dois jogadores que propriamente uma falha. Por outro lado, os tempos de carregamento foram extremamente demorados, chegando a mais de quatro minutos de espera para entrar na sessão.

Veredito

O teste Beta Aberto de Battlefield 5 é uma mostra muito reduzida do que o game tem para oferecer. BF5 promete uma boa variedade de modos on-line, assim como a campanha solo. Um ponto interessante é que no multiplayer foram inseridas personagens mulheres. A adição de soldados femininos gerou calorosas discussões sobre a falta de critério com os registros históricos.

Isso porque muitos jogadores questionaram que os exércitos regulares não alistaram mulheres para o front, apenas para funções burocráticas e de suporte. Por outro lado, surgiram diversas outras correntes apresentando documentos que comprovam que elas estiveram em ação.

Seja como for, a Beta de Battlefield 5 se mostrou muito mais interessante que o Beta Fechado de Call of Duty: Black Ops 4, por ser mais arejado e com objetivos mais desafiadores que apenas colecionar corpos abatidos.

Mini ficha GameCoin:
Battlefield 5 (Beta Aberto)

Estilo: FPS
Estúdio: Dice
Distribuidora: Electronic Arts
Modo On-line: Sim
Idioma: Áudio, legendas e menus em inglês (na versão Beta)
Disponível: PC, PS4 e Xbox One
Preço Médio: R$ 200

E quanto vale o show?

Enredo: 4
Gráficos: 5
Jogabilidade: 4
Desafio: 4
Custo/Benefício: 3
TOTAL: 20 gamecoins

Tabela GameCoin de classificação

00 a 03 gamecoins: Péssimo
04 a 07 gamecoins: Muito ruim
08 a 11 gamecoins: Ruim
12 a 15 gamecoins: Regular
16 a 19 gamecoins: Bom
20 a 23 gamecoins: Muito bom
24 a 25 gamecoins: Ótimo

Leia Também

Curtiu? Então compartilhe este post!