
Port de Sega Rally Championship para Game Boy Advance extraia o máximo do console de bolso da Nintendo
Marcelo Jabulas | @mjabulas – Games de corrida são atemporais. “Enduro” é uma prova irrefutável. E há uma lógica para que jogos de corrida não envelheçam, mesmo que seus gráficos e físicas sejam superados dia após dia. Eles são legais pois conseguem ser desafiadores, mesmo que tecnicamente datados.
Um bom exemplo é “Sega Rally Championship”, versão do clássico dos fliperamas para Nintendo Game Boy Advance. O título estreou em 2001, sete anos após o jogo original ter se tornado um fenômeno casas de arcade.
CONFIRA AQUI:
- Galaxy S10 – Cinco jogos de corrida para brincar no Samsung
- 10 jogos de corrida inesquecíveis
- Jogo Barato: Games de corrida na PSN
A versão de GBA basicamente herdava apenas o nome, pois é um game totalmente diferente. Se no arcade, jogador corria contra o relógio para terminar uma única prova, no Advance o jogador poderia participar de campeonatos extensos, escolher e ajustar o carro, dentre outras modalidades.
Visual de Sega Rally
Os gráficos de “Sega Rally Championship” são refinados (quando olhamos pelo prisma do console). O GBA tinha uma telinha de 2,9 polegadas e resolução de 240 pixels. O processador de 17 MHz e os 96 Kb dedicados para vídeo não permitiam uma definição realista.
Mesmo assim, o game dá um show nos jogos de corrida da geração 16 Bits. Os efeitos são mais sofisticados, os gráficos eram vetorizados e renderizados. E na telinha do GBA tudo isso se revelava extremamente refinado. Quando se abre o game em emuladores em computadores, a qualidade cai, pois revela as imperfeições visual.

Rodar o game num emulador para Android pode ser o mais próximo da experiência de jogar no GBA. Lembrando que baixar ROM é ilegal, a não ser que você tenha uma cópia original do jogo, o que em tese lhe permite extrair os arquivos. Testamos o game no Samsung Galaxy Z Flip5. O dobrável que tem jeitão de Game Boy Advance SP (que era flipável) oferece uma experiência nostálgica.
O jogador pode escolher jogar com o carro a mostra, ou apenas a pista. Para quem busca uma tocada mais precisa (e não se distrair com o carro) o melhor é ter visão de câmera no para-choque. É como jogar “Gran Turismo”. Mas há quem prefira ver o carrinho por inteiro.
Gameplay
“Sega Rally Championship” tem dois modos de jogo: Campeonato e Time Atack. Há modos de dificuldade. Quem quiser competir para valer deve escolher a campanha e selecionar entre os carros disponíveis. São eles: Mitsubishi Lancer Evolution VII, Subaru Impreza, Toyota Corolla, Ford Focus RS e Peugeot 206 WRC 1999.

O game oferece boa qualidade física e a condução basicamente se resume a acelerar, frear e controlar a direção. Não é um game que exige grande acurácia “ao volante”. Mas é claro que demanda o mínimo de prática para se conseguir os melhores resultados.
Multiplayer e outros recursos
O game oferece modo multiplayer. O GBA poderia se conectar (via cabo) a outros quatro aparelhos. Hoje é algo quase impossível de se fazer. Afinal, encontrar um Game Boy Advance e um cartucho demanda trabalho e uma boa grana. O game também permitia capturar telas.

Como jogar Sega Rally
Jogar “Sega Rally Championship” no modo “natural” demanda um pequeno investimento. Na Amazon norte-americana, o preço do aparelhinho gira em torno de R$ 500, fora o frete e a taxa de importação (60%). Um cartucho custa em média R$ 360 em sites como eBay.