Sega Rally Championship: quando o clássico do arcade chegou ao GBA

Compartilhe esse conteúdo

Sega Rally
Edição de Sega Rally para Game Boy Advance levou para o bolso do jogador os desafios do arcade

Port de Sega Rally Championship para Game Boy Advance extraia o máximo do console de bolso da Nintendo

Marcelo Jabulas | @mjabulas – Games de corrida são atemporais. “Enduro” é uma prova irrefutável. E há uma lógica para que jogos de corrida não envelheçam, mesmo que seus gráficos e físicas sejam superados dia após dia. Eles são legais pois conseguem ser desafiadores, mesmo que tecnicamente datados.

Um bom exemplo é “Sega Rally Championship”, versão do clássico dos fliperamas para Nintendo Game Boy Advance. O título estreou em 2001, sete anos após o jogo original ter se tornado um fenômeno casas de arcade.

CONFIRA AQUI:

A versão de GBA basicamente herdava apenas o nome, pois é um game totalmente diferente. Se no arcade, jogador corria contra o relógio para terminar uma única prova, no Advance o jogador poderia participar de campeonatos extensos, escolher e ajustar o carro, dentre outras modalidades.

Visual de Sega Rally

Os gráficos de “Sega Rally Championship” são refinados (quando olhamos pelo prisma do console). O GBA tinha uma telinha de 2,9 polegadas e resolução de 240 pixels. O processador de 17 MHz e os 96 Kb dedicados para vídeo não permitiam uma definição realista.

Mesmo assim, o game dá um show nos jogos de corrida da geração 16 Bits. Os efeitos são mais sofisticados, os gráficos eram vetorizados e renderizados. E na telinha do GBA tudo isso se revelava extremamente refinado. Quando se abre o game em emuladores em computadores, a qualidade cai, pois revela as imperfeições visual.

Sega Rally
Na telinha do GBA o game ficava lindo, mas perde definição em telas grandes

Rodar o game num emulador para Android pode ser o mais próximo da experiência de jogar no GBA. Lembrando que baixar ROM é ilegal, a não ser que você tenha uma cópia original do jogo, o que em tese lhe permite extrair os arquivos. Testamos o game no Samsung Galaxy Z Flip5. O dobrável que tem jeitão de Game Boy Advance SP (que era flipável) oferece uma experiência nostálgica.

O jogador pode escolher jogar com o carro a mostra, ou apenas a pista. Para quem busca uma tocada mais precisa (e não se distrair com o carro) o melhor é ter visão de câmera no para-choque. É como jogar “Gran Turismo”. Mas há quem prefira ver o carrinho por inteiro.

Gameplay

“Sega Rally Championship” tem dois modos de jogo: Campeonato e Time Atack. Há modos de dificuldade. Quem quiser competir para valer deve escolher a campanha e selecionar entre os carros disponíveis. São eles: Mitsubishi Lancer Evolution VII, Subaru Impreza, Toyota Corolla, Ford Focus RS e Peugeot 206 WRC 1999.

Sega Rally
Na lista de carros disponíveis estão lendas dos anos 1990, como Lancer EVO VII

O game oferece boa qualidade física e a condução basicamente se resume a acelerar, frear e controlar a direção. Não é um game que exige grande acurácia “ao volante”. Mas é claro que demanda o mínimo de prática para se conseguir os melhores resultados.

Multiplayer e outros recursos

O game oferece modo multiplayer. O GBA poderia se conectar (via cabo) a outros quatro aparelhos. Hoje é algo quase impossível de se fazer. Afinal, encontrar um Game Boy Advance e um cartucho demanda trabalho e uma boa grana. O game também permitia capturar telas.

Sega Rally
Game oferece diferentes modos de jogo, além de recursos extras

Como jogar Sega Rally

Jogar “Sega Rally Championship” no modo “natural” demanda um pequeno investimento. Na Amazon norte-americana, o preço do aparelhinho gira em torno de R$ 500, fora o frete e a taxa de importação (60%). Um cartucho custa em média R$ 360 em sites como eBay.

 


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.