Joystick BSP D3: como funciona e se configura no celular?

Compartilhe esse conteúdo

Testamos o joystick Bluetooth BSP D3 para celulares, que transforma seu smartphone em um Switch da Shopee

JOYSTICK BSP D3 GALAXY S24 ULTRA
Joystick BSP D3 encaixa perfeitamente no celular, inclusive no grandalhão Galaxy S24 Ultra

Marcelo Jabulas | @mjabulas – Joystick Bluetooth para smartphones é um caso sério. Toda hora surge uma promessa de um aparelhinho revolucionário, mas na maioria das vezes não funciona. Mas resolvemos testar um desses acessórios vendidos em sites como Amazon, Shopee e Mercado Livre, conhecido como Joystick BSP D3.

Esse joystick tem layout inspirado no Nintendo Switch, com direito a direcionais analógicos em cada extremidade, setinhas, quatro botões de comando, assim como seis gatilhos (quatro superiores e dois atrás da estrutura. E claro, as mesmas cores do híbrido da Big N.

JOYSTICK BSP D3 GALAXY S24 ULTRA2
Estilo inspirado no Nintendo Switch torna o BSP D3 confortável para uso

Os preços são variados de acordo com o site vendedor, acabamento ou fabricante (se é que dá para saber quem realmente produz). Mas é possível encontrar o gadget com valores que variam de R$ 65 a R$ 140.

Segundo o fabricante, ele é compatível com telefones Android, assim como iPhone e até mesmo computadores e consoles como PS4, PS3 e Nintendo Switch. Testamos o joystick no Samsung Galaxy S24 Ultra.

Encaixar o grandalhão sul-coreano no D3 não foi problema, pois ele tem chassi telescópico com compressão feita por mola, que mantem o celular bem firme. A conectividade entre as duas partes é feita por um cabo flat.

Como configurar o BSP D3

O esse joystick se conecta de diferentes maneiras. Basicamente o usuário ao ligar o controle perceberá um dos três LEDs piscando. Daí basta pressionar o botão START mais o botão X para tornar a conexão disponível. Daí é só fazer a busca no celular pelo novo dispositivo.

Neste modo padrão o D3 funciona muito mal. Testamos em games como GTA Vice City e também em emuladores para Super Nintendo e PlayStation 1. O problema é que telefone e joystick entram em conflito, já que os comandos virtuais na tela causam interferência.

JOYSTICK BSP D3 GALAXY S24 ULTRA
Para funcionar perfeitamente é preciso configurar corretamente no modo Xbox Controller

Inclusive ele nem funciona em games que exigem joysticks originais como por exemplo “Call of Duty Mobile”. O resultado foi desastroso e logo surgiu o temor de que jogássemos dinheiro no lixo.

Mas o segredo é conectar emulando um joystick de console. Se o usuário pressionar START E RT (gatilho inferior direito) ele acenderá dois LEDs e aparecerá no celular como um Xbox Wireless Controller.

Nesse modo, o joystick se torna perfeito, com todos os comandos funcionando bem e com respostas imediatas. A bateria tem boa duração, e depois de testarmos de várias formas e jogarmos por um bom tempo, ela não decepcionou.

JOYSTICK BSP D3 GALAXY S24 ULTRA3
Joystick funcionou perfeitamente em todos os games e as respostas são imediatas

Assim, o BSP D3 pode transformar rapidamente qualquer celular em um console portátil, com o benefício de ser barato. Para quem não suporta mais esfregar os dedos na tela, é mais perfeito.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.