Oldies – O tempo não passa para o velho Super Mario Kart

GAMECOIN - SUPER MARIO KART 3

Marcelo Iglesias

A Nintendo teve uma sacada genial quando publicou Super Mario Kart, que se tornou um dos grandes clássicos da empresa e uma das franquias mais populares, junto com Mario Bros e Pokémon. No início do ano, a Nintendo disponibilizou ou game para Wii U, via Virtual Console e mesmo depois de 22 anos, o título ainda é um dos mais carismáticos e divertidos da série.

Super Mario Kart chegou no mercado em uma época em que estúdios buscavam disponibilizar simuladores de corrida realistas para consoles. Bom, pelo menos havia a intensão, mas títulos como Super Out Run, Super Monaco GP, Nigel Mansell’s World Championship Racing, Aguri Suzuki F-1 Super Driving e Top Gear, por mais que caprichassem nos gráficos eram apenas arcades, com física pobre devido as limitações técnicas da época, apesar de oferecer gráficos mais interessantes que os simuladores realistas para computadores, que já utilizam imagens poligonais.

Coube ao próprio Shigeru Miyamoto conduzir o projeto. O criador de Mario e Donkey Kong já havia trabalhado na produção do futurista F-Zero e aproveitou a tecnologia Mode 7, que gerava efeitos de zoom, na corrida do bigodudo e sua turma. A proposta era muito original. Não tinham pretensão com realismo e colocava o jogador na pista com os demais personagens do universo Mario.

A jogabilidade é simples no qual é necessário apenas acelerar, frear, virar para esquerda e para direita, além de ativar os Power Ups espalhados pelo asfalto. A lista de itens inclui moedas (que impede que o piloto não rodasse na pista caso seja atingido), cascos de tartaruga (para arremessar contra os rivais), casca de banana (para provocar derrapagem) e até mesmo estrela (que deixa o piloto invencível).

GAMECOIN - SUPER MARIO KART 4

O game permite campanha solo ou em dupla. Quando se escolhe jogar sozinho é possível ter uma visão integral da pista e a posição dos oponentes. A campanha permite disputar campeonatos em duas categorias 50cc e 100cc, cada um com quatro campeonatos: Mushroom Cup Race, Flower Cup Race, Star Cup Race e Special Cup Race. No entanto, o estágio especial só é habilitado após a conquista dos três primeiros. Após vencer todos campeonatos nas duas categorias, o jogo libera a classe 150cc.

As pistas são inspiradas nas fases da série Super Mario World, como o castelo do Rei Koopa (Bowser), casas mal-assombradas e demais cenários da terra dos cogumelos. Entre os personagens estão: Mario, Luigi, Princesa Toadstool, Koopa Troopa, Bowser, Yoshi, Toad e Donkey Kong Jr. Cada personagem tem suas virtudes e defeitos, em que cada jogador precisa descobrir qual é o que mais lhe agrada.

GAMECOIN - SUPER MARIO KART 2

As únicas maneiras e rodar o game é via Virtual Console, disponível para 3DS, Wii e Wii U. Há também lojas especializadas que ainda têm o cartucho para vender, assim como exemplares do Super Nintendo. Mas o preço é assustador. A maneira mais barata e simples de jogar Super Mario Kart é via emulador e ROM para PC. No entanto a manobra só é considerada legal, se o usuário tiver a cópia física original. Uma dica para quem tiver a oportunidade de comprar o console e cartucho é investir em um televisor de tubo, pois em telas de alta definição o game fica horroroso devido ao serrilhamento dos gráficos.

Até hoje o game ainda é sucesso de crítica com notas máximas nas principais publicações e sites especializados. E não é para menos, Super Mario Kart é um daqueles joguinhos que qualquer um se apaixona, seja um gamer hardcore ou jogador casual.

Jogue sem parar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.