Stadia: O que você precisa saber sobre o Netflix de games do Google

Marcelo Jabulas | Redação GameCoin – O Google acaba de revelar em sua conferência GDC19 o Stadia. Trata-se de um plataforma de games via streaming, que dispensa consoles de mesa como um PS4 ou Xbox One. Ele pode ser acessado por smartphones, tablets, notebook, desktop, smartTV’s ou até mesmo pelo Chromecast.

Segundo o Google ele é um grande servidor onde o jogador pode escolher o que jogar sem necessidade de fazer download do game. Além disso, você pode iniciar sua partida no um PC, continuar no smartphone enquanto estiver no ônibus, salvar a partida e terminá-la mais tarde em sua televisão smart.

Joystick

O Google ainda explica que o Stadia terá um joystick próprio, mas aceita outros tipos de controles, como Dualshock por exemplo. o Stadia Controller é um joystick que além das funções convencionais agrega um módulo Wi-Fi. Ele é capaz de entrar na rede e reconhecer os dispositivos onde os games podem ser reproduzidos. Além disso, ele conta com botão de compartilhamento para a conta YouTube do usuário. Os preços não foram divulgados.

Gráficos

Durante a apresentação da plataforma, executivos do Google fizeram questão de enfatizar que o Stadia tem capacidade de processamento gráfico de 10,7 teraflops, bem acima dos 6,0 do Xbox One X e dos 4,2 disponibilizados pelo PS4 Pro.

Numa tradução simplista isso significa que o serviço é capaz de oferecer gráficos em 4K com taxa de 60 quadros por segundo. Ou seja, é bom que você tenha uma excelente TV e um smartphone de ponta para usufruir de todos esses recursos.

YouTube

Um dos atributos da plataforma de games da gigante da internet é a integração com o YouTube. Durante a apresentação, foi explicado que jogadores poderão convidar ou desafiar outros jogadores a passar por um determinado trecho do game.

É mais ou menos quando você passa o joystick para seu amigo matar aquele chefe de fase, ou quando seu filho te pede para passar por um obstáculo irritante.

Partidas em rede

Além disso, o Stadia ainda permitirá uma conexão maior entre jogadores. Em tese, é possível chamar quem estiver conectado na plataforma. Ou seja, jogar uma partida com aquele YouTuber ou pro-player que você segue pode ser bem mais acessível.

Estúdios

Como já deu para ver, ele não integrará em sua plataforma consoles como Nintendo Switch, PS4 ou Xbox One. Daí terá que povoar seu servidor com produções de ponta. A empresa garante que terá lançamentos de peso. No vídeo de apresentação é possível ver games da Ubisoft como Assassin’s Creed: Odyssey.

Internet

O Calcanhar de Aquiles do Stadia será a conexão. O sistema não demanda placas gráficas de alto desempenho, nem grandes espaços de armazenamento, mas exigirá conexão robusta para rodar.

O Google não explica qual é a conexão mínima para que possa jogar um game com alta performance gráfica. No entanto, alguns resultados de testes do sistema vazaram na rede e os números assustam. Para rodar games com resolução 1080p seriam necessários pelo banda de pelo menos 50 Mps. Já para jogar em 4K, seriam necessários 200 Mps.

No Brasil, a velocidade média das conexões 24,9 Mps, segundo relatório publicado no ano passado pela Ookla, que mensura a performance das telefônicas ao redor do mundo. Por aqui há planos de até 300 Mps, mas que não são acessíveis em todas as localidades e custo mensal que pode superar facilmente os R$ 300.

Concorrentes

Vender games via streaming não é pioneirismo do Google. Há Sony oferece em alguns mercados o PlayStation Now. O serviço conta com mais de 700 jogos que podem ser acessados via PS4 ou PC. A Microsoft já tinha adiantado que levaria seu projeto de streaming para a E3. A Nintendo também vem trabalhando em seu serviço próprio. A vantagem do Google é que ele roda em qualquer dispositivo que rode suas aplicações.

Stadia no Brasil

O serviço chega aos mercados norte-americano, britânico, europeu e japonês ainda este ano. O Brasil está num segundo plano, mas o Google ainda não tem uma resposta.

Quem diria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.