Playoffs NFL: Relembre o clássico Joe Montana II

GAMECOIN - JOE MONTANA II

Redação GameCoin

Hoje (9 de janeiro) começam os Playoffs da NFL, com partidas entre Kansas City Chiefs contra Houston Texans e Pittsburgh Steelers contra Cincinnati Bengals. E para marcar a data resolvemos desenterrar o clássico Joe Montana II Sports Talk Football, game publicado em 1991 pela Sega of America para Mega Drive. O game, assinado pelo lendário quarterback do San Francisco 49ers caiu nas graças do público por apresentar visão lateral do campo, como na transmissão de TV.

Complexo, o game permitia escolher praticamente todas as equipes que compunham a conferências Nacional e Americana, mas por questões de direitos de imagens as equipes eram identificadas pelas cidades sede e até mesmo as cores eram diferentes em algumas equipes. O jogador pode participar de partidas amistosas ou disputar a temporada inteira, com jogos de quatro tempos de 15 minutos, com possibilidade de reduzir para cinco, cada um.

GAMECOIN - JOE MONTANA II b

Graficamente o game agradava muito naquela época. Os jogadores são bem desenhados, com nível de detalhe caprichado, apesar das limitações técnicas. Interessante é que os campos também apresentavam variações entre gramados naturais e sintéticos. Já os comandos são simples. O jogador tem sua tabela de jogadas com três opções por linha, cada botão (A, B e C) é válida para uma jogada. Basta o jogador ficar atento ao que foi combinado e tentar completar cada passe.

Um ponto negativo, está justamente relacionado à visão lateral no momento de devolução de bola após um touchdown. Nessa hora a câmera abre um zoom o que torna a visão do jogador limitada sem saber se está correndo na direção de um defensor inimigo.

E para tentar fazer do Mega Drive um oráculo, simulamos a partida entre Steelers e Bengals, segundo jogo do primeiro dia dos Playoffs da NFL. Deixamos o videogame tomar as redeas, numa exibição de 20 minutos. Tempo suficiente para o time de Pittsburgh vencer com tranquilidade por 20 a 0 com direito a uma interceptação espetacular!