Oldies – Desert Strike e olhar para o Golfo

GAMECOIN - DESERT STRIKE 01

Marcelo Iglesias | Redação GameCoin

Nada como uma guerra para mover a indústria bélica. Certo? Certíssimo caro leitor, mas a guerra também é uma alegria para a indústria do entretenimento. O cinema bebe nesta fonte ardente e sangrenta há décadas e a indústria de games também não fica para trás. Um ótimo exemplo é Desert Strike: Return to the Gulf. Publicado em 1992 para Mega Drive, o game da Electronic Arts coloca o jogador na pele de um piloto do AH-64 Apache, o moderníssimo helicóptero de combate que carregava mísseis, foguetes e um canhão sob a cabine para o desespero dos inimigos.

GAMECOIN - DESERT STRIKE 03

Como o nome indica, o conflito acontece no Golfo Pérsico e é totalmente inspirado na Guerra do Golfo, em 1990, quando Saddam Hussein invadiu o país Kuwait e os Estados Unidos foram até lá para salvar o mundo das garras do tirano iraquiano. Em Desert Strike o piloto tem uma série de missões para cumprir, que vão desde resgates de prisioneiros, destruição de radares, instalações elétricas e outros alvos estratégicos. Tudo para destruir a máquina de guerra do ditador Madman.

Propagandas ideológicas e geopolítica à parte, Desert Strike fez um grande sucesso em seu lançamento, pois unia estratégia, ação e o helicóptero mais maneiro de todos os tempos. Com visão isométrica o game oferece ótima jogabilidade, mesmo que as vezes seja irritante posicionar o aparelho em locais de resgate ou firmar mira contra um alvo móvel. Mesmo assim não é nada que faça o jogador querer abandonar a missão.

GAMECOIN - DESERT STRIKE 02

Ao contrário do Apache da realidade, em Desert Strike o jogador tem um vasto arsenal simultâneo com 8 mísseis, 38 foguetes e mais de 1.178 disparos de canhão, é possível recarregar em campo. Na vida real, piloto e artilheiro não carregam tanta munição assim, mas videogame é videogame! Para dificultar a vida do jogador, além da artilharia pesada do exército de Madman, o jogador tem que ficar atento com a autonomia de voo do aparelho. Há alguns galões de combustível espalhados pelo mapa e convém que o jogador calcule a duração do combustível para não esborrachar no chão.

GAMECOIN - DESERT STRIKE 04

Mercado

Desert Strike pode ser encontrado com relativa facilidade em sites de leilões como Mercado Livre os preços variam de R$ 50 a R$ 250. Para quem não tem um Mega Drive, vale lembrar que o game também foi publicado para Super Nintendo, DOS, Mac OS, Amiga, dentre outras plataformas. Outra opção é procurar a ROM do game para emulação, sempre lembrando que armazenar a ROM é ilegal e só permitido se o jogador tiver uma cópia física.

[bws_related_posts]