Marcelo Jabulas | @mjabulas – Ele não pode ter acumulado todos os recordes da Fórmula 1, mas não existe piloto igual a Ayrton Senna. E certamente não existirá outro que o iguale. Pode falar que é ufanismo, fanatismo ou ingenuidade. Mas fato é que o Beco foi e ainda é um piloto a ser batido.
E Senna é tão aclamado, que sempre surge um game inspirado em sua carreira. O mais recente foi o pacote de expansão para “Horizon Chase Turbo”, título brasileiro, que surgiu nos celulares e hoje é uma febre nos consoles.
A produtora gaúcha, Aquiris, lançou o pacote de expansão Senna Sempre. Com versões para PC, PS4, Xbox One e Switch, a expansão custa barato (R$ 32), mas exige que se tenha o game completo instalado, que sai por outros R$ 70.
O conteúdo narra a trajetória de Ayrton na Fórmula 1. O padrão da campanha segue o mesmo esquema da modalidade “Volta ao Mundo”. O jogador precisa vencer corrida após corrida para desbloquear os desafios.
O grande barato é que as corridas seguem a cronologia de Senna na categoria. Primeiro à bordo de um carro inspirado na Toleman, que ele correu em 1984. Posteriormente salta para um monoposto com as cores do imortal Lotus 97T, até chegar à McLaren.
Homenagens
O conteúdo em si não é nenhuma primazia. Em 2013 a Sony publicou “Gran Turismo 6” que prestava homenagem ao piloto. No game, o jogador pode guiar a Toleman, a Lotus e também os karts de Beco. Em “F1 2019”, a Codemasters adicionou um pacote de expansão em que era possível correr com Ayrton e também com Schumacher. Mas em “Horizon Chase”, a pegada é diferente, afinal é uma homenagem de brasileiros para o maior dos brasileiros.
Gráficos de Senna Sempre
Seguindo o mesmo padrão visual do game, quando foi elaborado para celulares, a grande novidade está na câmera em primeira pessoa. Além de oferecer uma nova perspectiva de jogabilidade, há um ar saudosista na história.
Se o game original faz presta homenagem a arcades como “Out Run” e “Top Gear”, a câmera onboard de “Senna Sempre” é uma ode a “Super Monaco GP”. Franquia que inclusive teve uma edição assinada por Ayrton Senna, em 1992. Ou seja, para quem jogou esse game no Mega Drive, é uma volta no tempo, assim como era rodar “Top Gear” no Super Nintendo.
Jogabilidade
Apesar da nova opção de câmera, em “Senna Sempre” o jogador conta com os mesmos desafios das demais campanhas. Controle de largada para evitar que o carro patine, assim como recolher pontos de combustível e pontos de bonificação estão lá para tornar a brincadeira mais interessante.
Um lance bacana, é que há uma “estratégia” de prova. O jogador pode escolher um carro mais rápido, mais econômico e com melhor aderência antes da prova. O legal é que influencia, pois pegar um carro beberrão em Spa-Francorchamps é arriscado, pois a pista é longa e se o jogado não ficar atento aos reabastecimentos, terá pane seca.
As garrafas de Nitro ajudam na hora da ultrapassagem. Elas funcionam como o KERS e o ajuste de asa, dá para ganhar muito embalo e deixar os rivais comendo poeira. Mas sejamos francos, o tricampeão não precisava disso. Para ele uma nuvem carregada era mais que suficiente para deixar todo mundo para trás. Senna é pra sempre!