Garotas no poder – De Carmen Sandiego a Hellblade Senua’s Sacrifice

Curtiu? Então compartilhe este post!

Marcelo “Jabulas” Iglesias | Redação GameCoin – Games estrelados por mulheres demoraram a surgir no mercado. Na década de 1980 Carmen Sangiego era praticamente a única protagonista de um game. Além dela apenas a boneca Barbie que estrelava um título para Nintendo 8 Bits. Hoje o cenário é outro e depois da revolução de Lara Croft, diversas produções passaram a contar com o sexo (nada) frágil em seus elencos. De Chun-Li e a Ellie, cada vez mais elas estão no comando.A mais recente produção estrelada por uma garota dura na queda é Hellblade Senua’s Sacrifice, exclusivo para PS4.

O game coloca o jogador na pele de uma jovem que vê sua tribo massacrada após uma invasão viking. Impactada pelo massacre Senua precisa enfrentar tormentos e ao mesmo tempo se defender de ameaças. Com ótimos gráficos, o game tem uma estrutura de jogabilidade dividida entre exploração, combates e quebra-cabeças.

Na próxima semana (22 de agosto) chega ao mercado Uncharted: The Lost Legacy que coloca o jogador no comando de Nadine Ross (uma das inimigas de Drake em Uncharted 4: A Thief’s End) na busca de um tesouro arqueológico na Índia. Com ótimos gráficos e o mesmo padrão de jogabilidade dos demais títulos da série o jogo é exclusivo para PS4. Mas Nadine e Senua não são as únicas musas cascudas dos games, confira outros games estrelados por elas:

Alien Isolation

Um dos melhores games de terror de sobrevivência já produzidos, Alien Isolation chegou em 2013 para (PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One) e coloca o jogador na pele de Amanda Ripley, filha a tenente Ellen Ripley que está vagando no espaço. O jogo se passa entre os filmes Alien: O Oitavo Passageiro e Aliens: O Resgate. Com visão em primeira pessoa, a protagonista se enfronha numa estação espacial e tem como companheiro de bordo um xenomorfo que dilacerou toda a tripulação.

Until Dawn

Publicado para PS4 em 2015, o game de terror de terror de sobrevivência coloca o jogador na pele de uma jovem (Sam) que vai passar um final de semana num chalé com amigos. Pelo enredo já dá para ter uma noção que um “oitavo passageiro” quer penetrar a festa. Com ótimos gráficos, Sam precisa se defender e tentar descobrir quem e qual a motivação do maniaco.

Horizon Zero Dawn

Outro título exclusivo para PS4, Horizon Zero Dawn chegou no início do ano como uma das grandes apostas para 2017. Neste RPG o jogador assume o papel de Aloy, uma jovem que vive num futuro distópico em que a humanidade voltou ao período tribal e máquinas gigantescas e forma de animais vagam pelo planeta. O game tem ótimos gráficos e recorre a elementos de jogabilidade de grandes franquias de RPG, como The Elder Scrolls. Para quem curte games de campanhas extensas e histórias complexas, é uma ótima pedida.

Resident Evil Revelations 2

O segundo game da série paralela da Capcom foi publicado em 2015, para PC, PS3, PS4, PSVita, Xbox 360 e Xbox One. Recentemente ganhou uma edição para Nintendo Switch. O jogo protagonizado por Claire Redfield é dividido em episódios. O primeiro se passa numa espécie de sanatório recheado de instrumentos de tortura e seres bizarros. Graficamente o game é irrepreensível e a jogabilidade remete aos primeiros jogos da franquia, mas de forma cooperativa.

The Last of Us

Um dos jogos mais aclamados dos últimos anos, The Last of Us conta a história de Joel e Ellie, dois sobreviventes de um apocalipse decorrente de um fungo que causa demência e mutação nas pessoas. Apesar de ser um jogo cooperativo e Ellie ser uma garota aparentemente indefesa, em diversos momentos do jogo a menina assume as rédeas da trama e garante a sobrevivência da dupla durante uma interminável jornada rumo a Costa Oeste, onde acredita-se que jovem, imune ao fungo, pode ser a salvação da humanidade.

Rise of Tomb Raider

Claro que não poderíamos deixar a embaixadora dos games de fora desta seleção. Rise of Tomb Raider, como o próprio nome sugere, coloca o jogador diante do início da carreira de Lara Croft como caçadora de tesouros. Repleto de desafios que vão desde escalar montanhas, se safar de ambientes alagados ou desmoronando, o game foca muito mais nas habilidades de Lara em desbravar os cenários e com pouco espaço para tiroteios. Lançado em 2015, o game tem versões para PC, PS4, Xbox 360 e Xbox One.

Leia Também

Curtiu? Então compartilhe este post!

Os comentários estão fechados.