E3 2021: Novo Zelda salva feira de games

Compartilhe esse conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Zelda

A E3 2021 passou fazendo o que sempre fez de melhor: apresentar vídeos fantásticos sobre produções que chegarão no futuro incerto e requentar expectativas sobre lançamentos próximos. Claro que temos que considerar três fatores que fizeram a feira (em formato virtual) não ser algo bombástico.

O primeiro é a pandemia. Com o coronavírus ainda avançando mundo afora, inclusive em países com percentual elevado de vacinação, não há como esperar uma aceleração nos projetos em andamento, assim como uma profusão de novos anúncios.

O segundo fator é que produções da nova geração demandam investimentos expressivos e arrastados. São games que precisam explorar as novas capacidades dos consoles assim como das novas gerações de placas gráficas (GPUs). Tudo isso exige tempo, recursos e mão-de-obra.

O terceiro fator é a base instalada da nova geração. Desde seu lançamento em novembro, o PS5 vendeu cerca de 8 milhões de unidades. Um número considerável para os primeiros sete meses. Quando o PS4 chegou, no final de 2013, foram 18 milhões de unidades no ano de estreia.

A previsão dos analistas dos setor de tecnologia é de que o PS5 chegue em novembro com 17 milhões de aparelhos distribuídos. Já a previsão do Xbox Series é de 12 milhões de unidades.

GTA VI

Isso significa que nenhum estúdio colocará no mercado uma superprodução até que se tenha uma base instalada forte. Muita gente esperava um anúncio de “GTA VI”. O suposto novo game da Rockstar pipocava nos trend topics do Twitter.

PSN GTA

Mas fato é que quando a Take Two, proprietária da Rockstar, lançou o “GTA V” (2012), Xbox 360 e PS3 já tinham vendido dezenas de milhões de unidades. Assim, ela tinha capilaridade para faturar, apenas no primeiro dia, US$ 800 milhões e chegar ao terceiro dia de vendas com US$ 1 bilhão em comercializações.

Zelda

Quem se destacou na E3 foi a Nintendo. A Big N apresentou nove projetos, entre eles “The Legend of Zelda Breath of the Wild 2”, que tem imensa expectativa. Para quem não se lembra, o primeiro “BotW” vendeu mais de 22 milhões de cópias.

O número elevado de anúncios da Nintendo se dá justamente pelo fato de o Switch, que já acumula quase 85 milhões de unidades vendidas, estar bombando. Ou seja, há aparelhos para rodar os jogos. Mas a estreia só deve ocorrer em 2022.

A Nintendo ainda anunciou um novo episódio para franquia “Metroid”, assim como o novo “Mario Party”.

Avatar

Outro anúncio que movimentou a E3 foi “Avatar: Frontiers of Pandora”. Trata-se do segundo game da franquia. Em 2009, a Ubisoft publicou “James Cameron’s Avatar: The Game”, que era uma espécie de “GTA” com os mamulengos azuis.

Agora, a nova produção coloca mais uma vez os Na’vi contra os colonizadores humanos e suas máquinas ferozes. A promessa é que o game estreie em 2002 para PS5, Xbox Series, Google Stadia e Amazon Luna.

Forza Horizon 5

A Microsoft aproveitou sua apresentação para anunciar “Forza Horizon 5”. Com lançamento para novembro, o game terá edições para Xbox One e Xbox Series.

O título seguirá o mesmo modelo de jogabilidade dos demais games da série “Horizon”. Ele terá mapa ambientado no México, que promete ser o maior já criado para a franquia. Além disso, contará com uma gigantesca garagem e um pacote farto de provas e desafios.


Compartilhe esse conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Deixe seu comentário! Vamos trocar uma ideia!x
()
x