After Burner chega aos 35 inteirão como Tom Cruise

Compartilhe esse conteúdo

After Burner

Marcelo Jabulas | @mjabulas – “Top Gun: Maverick” está na crista da onda, então vamos falar de “After Burner”. Não é de hoje que indústria de games segue o vácuo do cinema e vice-versa. Em 1986, “Top Gun” se tornou um fenômeno de bilheterias, fez o alistamento explodir nos Estados Unidos e alçou a carreira de Tom Cruise à estratosfera. E a Sega viu que tinha uma excelente oportunidade nas mãos e resolveu produzir um jogo de caça, protagonizado não por Cruise, mas pelo Grumman F-14 Tomcat.

O caça da marinha norte-americana com geometria variável (asas que poderiam abrir ou se fechar em forma de delta) era o novo herói da América. Até a Mattel pegou carona no sucesso e lançou uma versão de brinquedo da linha G.I. Joe, que aqui era conhecido como “Comandos em Ação”, vendida pela estrela.

CONFIRA TAMBÉM:

Assim, em 13 de julho de 1987, pouco mais de um ano da estreia do longa-metragem, a Sega invadia os fliperamas com “After Burner”. Para batizar o jogo, foi utilizado um componente dos caças militares lançados entre os anos 1960 e 1980, o pós-queimador.

After Burner

Trata-se de um sistema utilizado para elevar rapidamente a velocidade dos caças a jato para fugir de radares e ganhar altitude. Como o próprio nome já sugere, ele injeta mais combustível após a câmara de combustão, o que eleva a temperatura dos gases expelidos pela turbina, ampliando o empuxo.

No game, não há um uso de pós-combustão, ele só batiza a produção. Mas tem uma sonoridade legal. Mas o jogo tinha outro recurso. O gabinete de “After Burner” era uma espécie de cilindro. Sentado diante da tela, o arco se movia criando uma sensação de subida e descida.

No entanto, era uma máquina muito sofisticada que foi distribuída principalmente nos Estados Unidos e no Japão. Nos demais mercados, o jogo recorria a gabinetes do tipo cabine (na versão Deluxe), com banco e manche e até mesmo modelos convencionais, em que o jogador ficava de pé diante da máquina.

Gameplay de After Burner

Apesar do nome que remete a um sistema complexo, a cabine sofisticada, “After Burner” é um game simples em sua essência. No jogo, o objetivo é atingir o máximo de aviões inimigos. O jogador conta com metralhadora e mísseis para abater os rivais.

O Mega Drive recebeu “After Burner II”, que era praticamente o mesmo jogo, mas com gráficos melhores

Rápido, desafiador e com o sorriso de Tom Cruise na cabeça da molecada, não demorou para o game se tornar uma febre. O jogador enxergava seu avião em terceira pessoa. Visto de trás, era possível ver as turbinas incandescentes da aeronave, que decola de um porta-aviões para combater os inimigos. Ao todo são 18 estágios, que consumiam toneladas de fichas, pois o jogo é extremamente rápido e os inimigos te acertam com muita facilidade. Até hoje, é um game desafiador. No mesmo ano, a sega publicou “After Burner II”, que era basicamente o mesmo game.

Consoles

A excelente aceitação de “After Burner” fez com que Sega expandisse o “teto de voo” do game. Ela lançou o game para seu console doméstico, Master System. O objetivo era concorrer com a versão oficial de “Top Gun”, que foi lançada no final de 1987 para o Nintendo 8 Bits (NES). O game também recebeu edições para Amiga , Amstrad CPC , Atari ST , Commodore 64 , MS-DOS , MSX , PC Engine , Sharp X68000 , ZX Spectrum e até mesmo o Nintendinho.

After Burner

O Mega Drive recebeu uma edição de “After Burner II”, que curiosamente tinha um McDonnell Douglas F-15 Eagle na capa, no lugar do F-14. A jogabilidade era praticamente a mesma e não muito diferente de “After Burner III”, publicado para o “revolucionário” Sega CD.

“After Burner” foi um game importante na indústria de jogos. Ele abriu caminho para diversos títulos de aviação, como “G-Loc: Air Battle”, “Strike Commander” e até mesmo o moderno “Ace Combat”. Se o amigo encontrar um a máquina de “After Burner”, não deixe de gastar uns trocados. Mas se deparar com o gabinete rotativo, me passe o endereço.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.