007 e os games a serviço de vossa Majestade

GAMECOIN - 007x

Marcelo Iglesias*

Cinema e videogames andam juntos há muito tempo e desde a década de 1980 que James Bond, o agente 007 do serviço secreto britânico, usa sua licença para matar nos games. Desde 1983 foram publicados 27 games da franquia criada por Ian Fleming, tempo suficiente para o smoking ter sido ajustado para Roger Moore, Timothy Dalton, Pierce Brosnan e Daniel Craig. E como a nova produção da série “007 Contra Spectre” estreia esta semana, selecionamos alguns jogos do espião.

Apesar da biblioteca vasta, nem todos os títulos criados com base no universo de James Bond prestaram. No entanto, os que vingaram se tornaram obras primas. O melhor de todos é GondenEye: 007 , publicado originalmente para Nintendo 64, em 1997. Além de ser fiel à cronologia do filme que marcou a estreia de Brosnan no papel de 007, o game provou que era possível desenvolver jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) para consoles de mesa.

GAMECOIN - 007A

Com bons gráficos e excelente jogabilidade graças aos comandos analógicos do estranho joystick do N64, o game se tornou um dos principais títulos do aparelho, disputando popularidade com Super Mario 64 e The Legend of Zelda: Ocarina of Time, considerados como os grande medalhões daquela geração. Atualmente, GoldenEye 007 ganhou uma reedição para Wii, 3DS e PlayStation 3.

Outro game que merece destaque é James Bond 007: From Russia with Love, publicado em 2005, para GameCube, PlayStation 2, PSP e Xbox de primeira geração. No game, em que Sean Connery aparece na capa seu clássico olhar canastrão, 007 precisa enfrentar a organização Spectre. Com visão em terceira pessoa e gráficos bem elaborados para a época, o game teve boa aceitação e permitia ao jogador utilizar diversas engenhocas do agente secreto, inclusive uma mochila foguete.

GAMECOIN - 007C

Bola fora 

E para não dizer que só falamos bem, evite a todo custo o fraquíssimo 007: Blood Stone, lançado em 2016 para PC, PS3 e Xbox 360. Com comandos imprecisos e gráficos ruins é simplesmente detestável.

GAMECOIN - 007B

(*) Texto publicado na edição de 1º de novembro no jornal Hoje em Dia

[bws_related_posts]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.