Oldies: O bom e velho Golden Axe

GAMECOIN GOLDEN AXE 2

Redação Gamecoin

A segunda metade de década de 1980 foi uma época de ouro para os fliperamas, com o explosão de de estúdios, fabricantes e distribuidores de games. Taito, Sega, Capcom, SNK, Nintendo e mais um monte de selos ganharam força no mercado arcade e depois ajudaram a municiar os consoles domésticos com games incríveis. Um deles foi Golden Axe. Publicado em 1989 para fliperamas pela Sega, rapidamente chegou aos consoles Master System e Mega Drive (Genesis).

Golden Axe é um clássico Beat ’em up (game de pancadaria) em que se deve atravessar os cenários derrotando inimigos que vão aparecendo. Ambientado num mundo de fantasia medieval, o jogador tem à mão três personagens: um bárbaro,  um anão e uma amazona. Cada um com atributos próprios, como força, velocidade, dentre outras características.

Além disso, eles podem coletar frascos de magia, que podem ser adquiridos com anões que surgem nos intervalos entre as fases. Basta preencher as lacunas ao lado da barra de energia e soltá-la quando a coisa fica feia. A jogabilidade é simples, em que não há nenhuma exigência além de atravessar os cenários e baixar a lâmina nos vilões.

GAMECOIN GOLDEN AXE

A narrativa também é bastante superficial e conta a história de um grupo de heróis que se juntam para recuperar um machado mágico, de posse de um tirano. O ambiente degradado e aldeões desesperados nos vilarejos ajudam a dar um tom dramático ao título. O jogo é curto, com cerca de cinco fases até o último chefe. Para os moldes atuais, pode até ser um game inocente, em que se chega aos créditos em menos de 40 minutos.

Mas é preciso lembrar que o projeto do game era voltado para fliperamas, com um nível de dificuldade altíssimo, para papar o máximo de fichas possíveis. E nesse contexto, não se poderia construir uma campanha longa, pois ele também precisava ser rápido, para que outros jogadores iniciassem sua jornada regadas a fichas de chumbo. Dessa maneira, o grande barato de Golden Axe é fazer aquelas disputas de quem zera primeiro ou com menos mortes.

Golden Axe pode ser encontrado nos garimpos de cartuchos para Mega Drive e Master System. Este último ainda no mercado e com game incluso na memória. O título também foi lançado em versões digitais para PlayStaion 3, Xbox 360 e Wii, além de versões pirateadas e emuladas no PC ou em maquininhas como o Infanto.

[bws_related_posts]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.