Jogos de terror: quatro games para jogar de frauda

Marcelo Jabulas | Redação GameCoin – Os videogames domésticos estão no mercado há quase 50 anos. De lá para cá, surgiram incontáveis gêneros de esporte, corrida, aventura, tiro, RPG, estratégia, assim como games de terror. Os jogos assustadores nasceram na virada dos anos 1980 para consoles como o Atari. Entre os títulos se destacavam Halloween e Friday the 13th, que, apesar de rudimentares, tinham sua dose de pavor.

Hoje, os jogos de terror se tornaram tão ou mais assustadores que os longa-metragens do gênero. São games que colocam jogadores em ambientes fechados, com pouca luminosidade, ruídos perturbadores e, claro, grande condição de desvantagem do protagonista.

Uma regra clássica dos games de terror, também chamados Survival Horror (que em uma tradução literal significa Terror de Sobrevivência), é a escassez. O jogador mergulha na trama com pouco ou quase nenhum recurso para se defender de ameaças que podem ser um animal raivoso, um psicopata, um zumbi ou até mesmo um implacável alienígena sanguinário.

E a escassez tem sua função psicológica. Sem armas, munição ou medicamentos, o jogador ativa seu extinto de preservação e se movimenta com cuidado. Pensa duas, três, quatro vezes antes de abrir uma porta ou tentar correr desesperadamente até o próximo abrigo. Falando assim, fica difícil entender. Então escolhemos quatro games para você jogar usando fraldas.

Alien Isolation (PC, PS3, PS4, XBox 360 e Xbox One)

Lançado em 2014, Alien Isolation é considerado como o melhor game inspirado na franquia de ficção. O jogador assume o papel de Amanda Ripley, filha da heroína Ellen Ripley, e precisa investigar o paradeiro da mãe numa estação espacial. O game se passa alguns anos após o filme Alien: O Oitavo Passageiro e tem até um conteúdo extra que coloca o jogador na pele da personagem de Sigourney Weaver. No game, o jogador está sozinho em um grande complexo espacial junto com a fera que dizimou a tripulação. Trata-se de um game aterrorizante, que obriga o jogador a calcular seus passos e economizar seus parcos recursos.

Resident Evil 7 (PC, PS4 e Xbox One)

A franquia Resident Evil popularizou os games de terror modernos. O sétimo episódio da série é, sem dúvidas, o mais terrificante desde o jogo de estreia de 1996. Nesse game, a Capcom tira a visão em terceira pessoa e coloca a experiência em primeira pessoa. Isso reduz o campo de visão do jogador e cada barulho pode ser uma ameaça. A história se passa numa região pantanosa no estado da Luisiana e o jogador assume o papel de Ethan, um marido à procura de sua esposa desaparecida. O game coloca o jogador numa casarão degradado, escuro e habitado por uma família de psicopatas. E para piorar, com pouca munição para se defender.

Until Dawn (PS4)

Until Dawn é um game interessante, pois se constrói de acordo com as decisões do jogador. Ou seja, cada escolha altera a trama. A história se passa em uma região campestre em Alberta (Canadá). Um grupo de amigos se reúne num chalé onde duas irmãs foram mortas, um ano antes. No game, o jogador precisa escapar de um psicopata. Para isso, é preciso tomar decisões difíceis e estar atento às cenas de ação, que exigem que ele pressione botões do joystick na sequência correta. Repleto de animações, a produção imprime uma sensação de impotência no jogador, que é incapaz de anular a ameaça na base da truculência.

Outlast (PC, PS4 e Xbox One)

Se as poucas armas e munições de Resident Evil 7 e Alien Isolation são suficientes para fazer você entrar em pânico, muito pior será sua vida em Outlast. Nesse game de terror que tem três episódios, o jogador assume o papel de um repórter que resolve investigar alguns acontecimentos estranhos em um sanatório. Munido apenas de uma câmera de vídeo, o jogador não tem nada para se defender. Sua única vantagem é ativar a visão noturna da câmera. O problema é que para isso é necessário encontrar baterias pelo caminho. Perturbador, o game é repleto de cenas grotescas e escatológicas. Isso sem contar o monte de maníacos que quer te trucidar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.