FIFA ou PES, saiba agora qual é o melhor jogo de futebol

GAMECOIN  FIFA OU PES4

Felippe Drummond

Este não é apenas mais um tópico/post inútil sobre a eterna discussão de qual jogo é melhor, FIFA ou PES. O assunto mais debatido entre os fãs das duas franquias na verdade é uma verdadeira bobagem, afinal, a verdade é que ambos os jogos são a mesma coisa. Entre jogabilidade, gráficos e muitos erros, acredito que eles se nivelem dependendo do modo de jogo escolhido.

Antes que vocês venham com chorumelas falando que eu sou um viciado em PES e por
isso vou defender o joguinho da Konami, saiba que isso é mentira. Afinal comprei no início deste ano o PS4, acabei sendo forçado a migrar do PES para o FIFA (os japoneses não lançaram uma versão 2014 para os novos videogames), com isso finalmente pude comparar os dois com mais tempo de jogo e muita crítica com ambos.

Voltando ao post, não é todo mundo que joga o modo Ultimate, muito menos fica o dia inteiro por conta dos joguinhos, por isso, tem que se dar o crédito aos modos carreira e aos demais formatos. Eu por exemplo, prefiro jogar com meus amigos, mas não descarto os modos on-line e offline.

A jogabilidade e os gráficos não precisam ser mais discutidos. Ambas as franquias estão bem próximas da perfeição. Isso mesmo, as duas brilham neste quesito sem deixar nada a desejar a outra. Os amantes do fifa gostam de falar que o game não é apenas uma joguinho de futebol, mas sim um simulador, mas isso não existe.

Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que os dois games são muito bons e o que define qual jogo é melhor é a forma como os jogadores se adaptam aos erros que ambos apresentam. Isso mesmo, não tem um jogo melhor que o outro e sim a forma como você se adapta aos “bugs” que ambos apresentam. Vamos a eles:

FIFA

GAMECOIN  FIFA OU PES

Quem já jogou o game da EA sabe que é praticamente impossível começar no último nível do game. Afinal são muitos detalhes de passe, drible e chute que precisam ser aprendidos e desenvolvidos, porém, ao ir evoluindo e aumentando a dificuldade do “computador” reconheci alguns erros irritantes.

Para começar os zagueiros do jogo tem habilidade incomum com os mesmos na vida real. Cada lançamento que você consegue por cima dos defensores, eles viram voleios e bicicletas incríveis para afastar o perigo. Mas não é uma bicicleta ou voleio qualquer, as jogadas são muito plásticas, melhor que muito atacante, parecem até mesmo o Ibahimovic.

Além disso, o FIFA inovou ao implantar os dribles do FIFA Street no game de futebol e com isso, dribles que na verdade não são tão comuns acontecem a todo momento. Basta pegar um jogador um pouco mais habilidoso.

Mas, para meu desespero o principal e mais grave erro é quando o você está jogando (principalmente) no modo Ultimate contra a máquina, a partir do nível World Class. Amigos, se você estiver ganhando a partida por apenas um gol de diferença a saída de bola é praticamente impossível. Mas não é por conta de uma possível pressão e marcação apertada, mas porque simplesmente o seu zagueiro vai errar o passe mais básico jogando a bola nos pés do atacante adversário. E não é uma vez ou outra que isso acontece.

PES

GAMECOIN  FIFA OU PES 2

Já o PES, também tem seus erros que acabam fazendo o jogo perder pontos. Nos níveis mais básicos não consegui perceber quase nenhum erro básico, só o goleiro que é muito fraco em relação ao FIFA, mas nada muito grave, já que o erro acontece com todos os goleiros do jogo, não apenas com o seu.

Mas foi só aumentar a dificuldade para os erros aparecerem. No último nível por exemplo, a medida que você aprende a jogar, fica praticamente certo que irá vencer as partidas, desde que não faça faltas próximas a sua área. Isso mesmo, os batedores comandados pelo “computador” não erram o ângulo e por isso, as faltas são certezas de gol.

Além disso, quando você está tendo aquela partida complicada, ganhando por um gol ou empatando, os escanteios em finais de partidas acabam sendo uma arma mortal. Os jogadores do game parecem ser gigantes contra os seus. Eles saltam sempre mais altos e cabeceiam certeiros, o que faz você ficar morrendo de raiva e as vezes até desligar o videogame.

O modo on-line também é um problema. Com bem menos experiência que a EA, o modo escolhido pelo PES é até mais democrático que o FIFA, já que você consegue contratar os grandes jogadores mais fácil. Mas os “bugs” para partidas on-line contra outros internautas acaba sendo um grande problema. Quem tem a internet mais rápida tem vantagem, pois fica segundos adiantados.

 [bws_related_posts]