Days Gone – É de tripa que o povo gosta!

Marcelo Jabulas | Redação GameCoin – Depois de quatro anos de produção e uma imensa expectativa, Days Gone finalmente chegou ao mercado. Mas sob protestos e reclamações dos jogadores. A produção da Bend Studios é exclusiva para PS4 e tem gerado discussões acaloradas entre gamers e analistas. No Metacritics, o jogo obteve 72 pontos, segundo análise de 97 publicações. Já entre os usuários a nota foi bem melhor, 8.0 com 692 comentários positivos, 34 neutros e 77 negativos.

Apesar de a pontuação do Metascore ter sido bem aquém do esperado, as opiniões de usuários foram muito positivas, com 80% de aprovação. Há muita gente que se baseia apenas nas colocações dos usuários e consideram que muitos reviews são ofuscados por uma política de relacionamento dos estúdios.

As principais críticas se dão pelo excesso de bugs, o que forçou o estúdio a inciar uma força tarefa para solucionar as falhas. Outro senão não tem conserto. Muitos jogadores e produtores de conteúdos reclamaram da que Days Gone é um game de campanha repetitiva, sem muita criatividade. Mas trata-se de uma percepção um tanto equivocada.

Apenas o fato de sair de seu abrigo para cumprir tarefas “triviais”, já torna a experiência empolgante. O título coloca uma série empecilhos no caminho de Deacon. Muitas vezes entregar um kit de suprimentos num acampamento pode se tornar um verdadeiro inferno.

Opiniões à parte Days Gone é mais um game que bebe na fétida fonte do apocalipse zumbi. O jogador assume o papel de Deacon St. John, um integrante de uma gangue de motociclista, com um jeitão de Daryl, de The Walking Dead, misturado com os motoqueiros de Sons of Anharchy. Apesar de ser um rebelde, mercenário e extremamente violento, Deacon é um sujeito cheio de valores como lealdade aos amigos e um amor incondicional por sua mulher.

A história

A game narra um mundo devastado por uma epidemia zumbi. No game, os mortos-vivos são chamados de frenéticos e são bem mais espertos que as criaturas letárgicas de The Walking Dead. O fôlego deles é mais parecido com os monstros de World War Z.

Deacon precisa reencontrar sua esposa, que foi levada ferida para uma instalação militar, há dois anos, quando o mundo virou de cabeça para baixo. Trata-se daquele início padrão de toda produção do gênero, sempre evidenciando as perdas no momento que civilização desmorona.

Aconteceu isso em The Last of Us, nos seriados e se repete na produção da Bend. Mas tudo isso serve pra construir uma estrutura da campanha, que é enriquecida com uma grande variedade de missões paralelas.

O jogo

Days Gone é um Action RPG por concepção. O jogador tem um imenso mundo aberto para explorar, uma grande variedade de personagens para interagir e claro, muitos sobreviventes de olho em seus pertences, assim como zumbis famintos por suas tripas.

Assim a jogabilidade se mescla entre a exploração, solução de problemas, combates e pilotagem de moto. O problema é que as coisas tendem a se repetir, o que pode tornar a campanha arrastada.

Por outro lado, há situações em que o jogador é surpreendido por hordas de frenéticos. Nessas horas o game ganha um clima de tensão mais eletrizante. E demanda uma postura mais tática para conseguir se livrar dos zumbis.

Gráficos

Um dos pontos fortes do game são seus gráficos. A qualidade visual impressiona. Mas toda a riqueza visual deixa claro que o PS4 já chegou no seu limite atlético. Muitas vezes a renderização demora a acontecer. Chega a lembrar quando Wolfenstein The New Order foi publicado para PS3, com seus gráficos que teimavam em se formar a cada giro de câmera.

Veredito

Days Gone é mais um game que foi vítima da grande expectativa. A demora na produção e as comparações com The Last of Us elevaram a expectativa sobre a produção. Tudo isso fez com que bugs ou tropeços na narrativa tivessem um peso maior entre os jogadores. Mas, trata-se de um game fantástico e que promete dezenas de horas de diversão. Principalmente para quem gosta de jogos longos e intermináveis e também é fã do estilo Rick Grimes de viver. Com certeza é uma grande aventura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.