Review – Jogamos a reedição do clássico Another World

Compartilhe esse conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

GAMECOIN - ANOTHER WORLD 0

Marcelo Iglesias

Another World, que também era chamado de Out Of This World, foi o game que me mostrou que Alex Kidd e Mario eram brinquedos de criança. O título da finada Delphine Software mesclava como poucos cinema com videogame. O jogo é tão bom e tão  bem elaborado que  a edição  Another World – 20th Anniversary Edition, que acabou de chegar ao PlayStation 4, PS3, PS Vita, Wii U, 3DS e Xbox One, não colocou e nem tirou nenhum elemento no jogo original. A única novidade ficou a cargo de um filtro para remover serrilhado do jogo original nas telas Full HD.

Na verdade, a edição comemorativa, tocada pelo design francês Éric Chahi, pai do game original, já tinha sido publicada em 2011 para Android e iOS. No entanto, só agora chegou aos consoles da nova geração, além do PS3 e portáteis. Para quem fizer um reencontro com o título, seus gráficos poligonais fatalmente remeterão a um delicioso saudosismo. O mesmo não deve ser percebido pelos novatos, que nunca tiveram contato com o jogo.

Mesmo assim, vale a pena contemplar a criatividade dos designers que não tinham a tecnologia de captura de movimentos, texturas e renderização dos elementos de cenário como há nos dias de hoje. E mesmo assim conseguiram desenvolver um jogo que mais parecia uma animação para o cinema. Enredo, carga dramática e as cenas intercaladas com o gameplay certamente influenciaram a criação de jogos a partir daquele momento.

GAMECOIN - ANOTHER WORLD 1

Na época, poucos jogos de ação eram poligonais e eram desenhados em pixel art. Geralmente, apenas os jogos de simulação recorriam a esse formato para se conseguir uma física mais realista. Another World quebrou esse paradigma, assim como Prince of Persia e deram movimentos realistas aos personagens e criaturas. Para ter uma ideia do jogo original, nos aparelhos Sony, basta pressionar o botão triangulo para obter os gráficos originais.

O título conta história de um cientista que é teleportado para outro mundo, após um raio atingir seu laboratório, no momento exato que ele fazia um experimento num acelerador de partículas. Daí em diante o protagonista precisa encarar diversas ameaças, seres estranhos e nativos pouco amigáveis.

Quem jogou o game, tanto no PC, quanto no Super Nintendo e também no Mega Drive, não terá dificuldades em recordar dos comandos e nem das sequências de movimentos. No entanto, para os novatos, descobrir o que fazer deverá exigir alguns reinícios. Mas a graça do game está é nas pequenas descobertas.

Mas se nenhum desses argumentos foram capazes de motivar o amigo a dedicar algumas horas diante dessa obra de arte, vale lembrar que ele custa uma ninharia. Na PSN, seu preço é de R$ 16 e uns quebrados. E o melhor de tudo é que como tem menos de 130 MB de volume, seu download é praticamente instantâneo.

GAMECOIN - ANOTHER WORLD 2

Está aí a dica, Another World é um daqueles jogos obrigatórios para quem realmente gosta de games. O minimalismo gráfico e de jogabilidade permitiram que fosse adaptado para diversas plataformas sem perder qualidade em nenhuma delas. Genial!


Compartilhe esse conteúdo
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
3
0
Deixe seu comentário! Vamos trocar uma ideia!x
()
x