Ghostbusters faz 30 anos, relembre trajetória nos games

GAMECOIN GHOSTBUSTERS 00

Redação Gamecoin

Ghostbusters ou “Os Caça-Fantasmas” acaba de completar 30 anos, e para marcar a data preparamos um dossiê de Geleia e sua turma no universo dos games. Durante as três décadas foram publicadas cerca de nove jogos, distribuídos para inúmeros consoles, computadores e até dispositivos móveis. Confira as edições que marcaram epoca, e que merecem ser lembradas!

Ghostbusters (1984)

GAMECOIN GHOSTBUSTERS 3

No embalo do lançamento do longa-metragem, a Activision não perdeu tempo e publicou o game diversas plataformas como Atari 2600, Commodore, Apple II e IBM PC. Nesse game, o jogador precisa comandar o esquadrão formado por Peter, Raymond e Egon na captura das assombrações que assolam Nova York. A versão para Atari foi a mais popular no Brasil, uma vez quem todo mundo tinha um computador para brincar há 30 anos. Comparada às versões para Apple II e Commodore, o game do Atari era um lixo e exigia um pouco de imaginação para conseguir enxergar a cidade representadas por quadrados.

Ghostbusters (1987)

GAMECOIN GHOSTBUSTERS 4

O NES só chegou ao mercado norte-americano um ano após o lançamento do filme. E a Activision só disponibilizou sua versão de os Caça-Fantasmas dois anos depois. No Brasil, o game ficou conhecido por ser o título que acompanhava o Phantom System, versão tupiniquim do Nintendo 8-bits montada pela Gradiente. Tratava-se basicamente do mesmo jogo do Atari,  mas com significativas melhorias visuais.

No entanto, a jogabilidade era complexa e o game tinha uma pegada de estratégia e não jogo de ação como a meninada imaginava. E como não era possível salvar a progressão, finalizar a campanha era algo digno de aplausos. Em 1990 a Activisiou publicou Ghostbusters 2, no embalo da sequência da franquia para o cinema. Os gráficos ficaram um pouco melhores, mas era tão confuso quanto o primeiro.

Ghostbusters (1990)

GAMECOIN GHOSTBUSTERS 2

A versão para Mega Drive (Sega Genesis) foi uma das mais legais já publicadas. Lançada pela Sega, o game não seguia a cronologia dos filmes, mas pegava emprestado a ideia dos jogos originais em atender chamadas nos diferentes endereços. Tratava-se de um game de Ação 2D, em que cada um dos três integrantes originais (Winston não entrou no jogo) tinha um atributo mais evoluído. O mais equilibrado era Peter. Destaque para o estilo cabeçudo dos personagens e com feições que lembravam os atores Bill Murray, Dan Aykroyd e Harold Ramis (morto em fevereiro deste ano). Para quem gosta de garimpar jogos antigos, essa é a melhor  opção.

Ghostbusters: The Video Game (2009)

GAMECOIN GHOSTBUSTERS

Publicado pela Atari, o game comemorou os 25 anos da série e respeitava a cronologia do cinema, com direito ao encontro com o Geleia na primeira missão, no hotel. Com bons gráficos e jogabilidade simples, o game teve boa aceitação do mercado. O título teve versões para inúmeras plataformas como PC, PlayStation 3, PS2, PSP, Xbox 360, Wii e DS. O título ainda pode ser encontrado no mercado com relativa facilidade, dependendo do aparelho. Vale a pena conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.