Windows 11 chega com DirectX 12 e Direct Storage

Compartilhe esse conteúdo

WINDOWS 11

Marcelo Jabulas | @mjabulas – A Microsoft acaba de lançar o Windows 11, nova geração do OS mais popular do planeta. O sistema operacional de Bill Gates passou por ajustes visuais e ganhou estilo mais suave.

Ele também apresenta inovações para organizar as janelas e opções de áreas de trabalho personalizadas. Mas nada que provoque uma revolução como foi na migração do 3.11 para a versão 95.

Se na casca o novo Windows não parece ser algo de outro planeta, por dentro ele promete ser revolucionário, principalmente quando assunto é games. A Microsoft tem se dedicado a se tornar a grande protagonista do mercado de games. Seu console Xbox Series X é o mais potente do mercado.

Ela também tem adquirido diversos estúdios para desenvolver conteúdos exclusivos e expandiu recentemente o serviço Xbox Cloud Gaming, inclusive no Brasil. E ela quer que o Windows transforme o PC numa plataforma de games e não uma função secundária dos computadores.

DirectX 12

“O Windows 11 foi pensado para ser a melhor plataforma de jogos para PC. Ele traz recursos Xbox, DirectX 12, Direct Storage para melhorar o tempo e carregamento e o HDR otimizado, além de maior disponibilidade de games”, afirma o vice-presidente de Vendas da Microsoft, Adriano Galvão.

Para o Windows 11 ela traz o DirectX 12, versão mais recente do conjunto de APIs para games. O DX12 é compatível com tecnologias como Ray Tracing, que otimiza a iluminação dos games, assim como uso de HDR (que balanceia diferentes pontos de iluminação) automático.

WINDOWS 11

Outra novidade é o Direct Storage, que carrega os conteúdos diretamente na placa de vídeo, poupando a CPU da máquina. “Com essa função, o game roda muito mais rápido e não sobrecarrega as demais funções”, explica a líder da categoria de PC para o segmento de consumo da Microsoft Brasil, Roberta Costa.

Antes de migrar para o Windows 11

Para atualizar o Windows 10 para a nova versão, Galvão recomenda rodar primeiramente o aplicativo PC Health Check, para verificar se a máquina suporta o novo OS. “Queremos que o usuário tenha a melhor experiência, então faremos a migração de forma muito criteriosa”, afirma.

Segundo a Microsoft, a partir desta terça-feira (5) máquinas de marcas como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, Multilaser, Positivo e Samsung, já serão distribuídas com o Windows 11.


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.