Review – Black The Fall é obscuro e bastante desafiador

Compartilhe esse conteúdo

Marcelo Jabulas @MarceloIRamos | Redação GameCoin – Games de plataforma fazem parte de um dos gêneros mais antigos da indústria de videogames. Pitfall, H.E.R.O, Super Mario Bros surgiram na primeira metade dos anos 1980 e evoluíram para clássicos como Prince of Persia e Another World. Até hoje são publicados títulos que se deslocam para a lateral, repletos de obstáculos e combinações de elementos. Black The Fall é mais um destes títulos de plataforma modernos, que seguem caminhos de produções independentes, como Limbo e Inside.

Produzido pela Sand Sailor Studio, o game poderia ficar restrito à comunidade Indie, mas a distribuição da Square Enix deu lastro ao jogo, que por si só já é impressionante. Black The Fall coloca o jogador na pele de um operário do regime comunista, com direito a imagens de Marx, Lenin e Stalin, além da foice e do martelo. É uma aventura distópica, com estética Steam Punk, como se o modelo soviético tivesse sobrevivido ao tempo e chegado a um futuro cinzento.

O protagonista, sem nome, é um operário do regime. Assim como os demais, tem aparência apática e vive no “piloto automático”. No entanto, resolve se libertar e inicia uma fuga da instalação industrial do regime.

Assim como nos demais games de plataforma atuais, o jogador tem à frente uma grande variedade de obstáculos, que exigem raciocínio lógico e rápido para despistar inimigos, desativar sistemas, dentre outros desafios.

Gráficos

Black The Fall tem visual muito interessante e foge um pouco da visualização 2D do gênero, com alternâncias de ângulo de câmera e zoom, que valorizam a produção. O game tem elementos bastante marcantes como os olhos iluminados (ao melhor estilo Limbo), personagens sem expressão, instalações industriais grotescas e claro, tons em vermelho.

Apesar dos caprichos visuais e mudanças do ângulo de visão, a jogabilidade é totalmente 2D. Além de correr, pular, agachar e se dependurar para subir nas elevações de nível, o jogador tem o auxílio de uma mira laser. O equipamento serve para ativar máquinas e demais trabalhadores que respondem ao estímulo do laser.

Veredito

Black The Fall é um game desafiador, daqueles que prende a atenção jogador e o estimula a passar pelo obstáculo seguinte, assim como Limbo e Inside. É um game que foge ao padrão convencional do mercado, tem enredo polêmico e preço acessível. Disponível para PC, PS4 e Xbox One.

Mini ficha GameCoin:
Black The Fall

Estilo: Plataforma. Aventura
Estúdio: Sand Sailor Studio
Distribuidora: Square Enix
Modo On-line: Não
Idioma: Legendas e menus em Português
Disponível: PC, PS4 e XONE
Preço Médio: R$ 28 (PC), R$ 46 (PS4 e Xbox One)

E quanto vale o show?

Enredo: 3
Gráficos: 3
Jogabilidade: 3
Desafio: 4
Custo/Benefício: 4
TOTAL: 3 moedinhas

Tabela GameCoin de classificação

5 moedinhas: Excelente
4 moedinhas: Muito bom
3 moedinhas: Bom
2 moedinhas: Ruim
1 moedinha: Péssimo

[sbscrbr_form]

[bws_related_posts]


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.