Madden NFL 20: O “quibe” está assando na centésima temporada

Compartilhe esse conteúdo

Marcelo Jabulas  – Começou! Finalmente começou a temporada da liga de futebol americano. A primeira rodada teve início na quinta-feira (5), com Green Bay Packers derrotando o Chicago Bears por 10 a 3, no Soldier Field, em Chicago. E junto com os arremessos da bola oval, testamos Madden NFL 20, que traz aprimoramentos nos modos Ultimate, assim como na campanha solo e no sistema X-Factor. São modificações que deverão influenciar em games com Fifa, NHL e NBA Live. Assim como as transmissões da NFL, M20 é um espetáculo pirotécnico. Todo o dinamismo das transmissões é reproduzido no game, o que torna o jogo bastante imersivo.

Ultimate

O modo Ultimate não difere do que existe em FIFA: o jogador precisa adquirir cartas de atletas, fazer transações e montar a própria equipe para disputar os campeonatos em rede.

Bloco do ‘eu sozinho’

Pessoalmente, sempre gostei de como a EA trabalha os modos carreira. Desde games como NASCAR 08, em que o jogador tem sua carreira de piloto, como Fight Night 3, em que era possível viver a dureza da vida de pugilista, é muito legal brincar com o cotidiano de treinador. No meu caso, Jason Garrett, o head coach do Dallas Cowboys. É divertido dividir as partidas com as tarefas semanais, como atender a imprensa, programar treinos, assim como negociar atletas.

No campo

Mas como o que importa mesmo é o quibe voando até a End Zone, o game se mostra bastante equilibrado. A jogabilidade permite ajustes de modos arcade e simulação, o que altera parâmetros de física, assim com a inteligência artificial dos jogadores. Para iniciantes, vá no arcade, mas depois migre para a simulação. E quando você estiver muito confiante, vá jogar em rede.

Leitura de jogo

Ao contrário de FIFA, em que o relógio não para e o jogador consegue se localizar com facilidade, no futebol americano cada jogada tem seu início e conclusão e cada atleta tem uma função. Muitas vezes, o jogador fica perdido.

E um ponto positivo é que o game ficou mais fácil de ser lido. Seja num drive (quando seu time ofensivo está em campo) ou com o time de defesa. A leitura e o que você deve fazer estão bem claros, assim como a troca de jogadores, o que não deixa o jogador perdido em campo.

A programação de jogadas segue a mesma lógica de sempre, desde a época de Joe Montana Football, do Mega Drive. Decida sua jogada no playbook e aguarde a saída da bola.

X-Factor

O recurso X-Factor não é novo em Madden, mas foi aperfeiçoado nessa edição. Trata-se daqueles momentos de genialidades que os grandes jogadores têm em campo. O sistema é disponível para os principais atletas de cada equipe. A cada jogo é preciso cumprir com algumas tarefas para habilitar o recurso, que aumenta o desempenho de um jogador temporariamente.

Afinal, todos temos direitos de ver o Aaron Rodgers digital protagonizar nosso próprio Milagre de Detroit, pelo menos uma vez no game.  Madden NFL 20 tem versões para PC, PS4 e Xbox One.

Mini ficha GameCoin:
Madden NFL 20

Estilo: Esporte
Estúdio: EA Sports
Distribuidora: Electronic Arts
Modo On-line: Sim
Idioma: Legendas e menus em português e áudio em inglês
Disponível: PC, PS4 e XONE
Preço Médio: R$ 239

E quanto vale o show?

Enredo Representação: 4
Gráficos: 4
Jogabilidade: 4
Desafio: 4
Custo/Benefício: 3
TOTAL: 19 gamecoins

Tabela GameCoin de classificação

00 a 03 gamecoins: Péssimo
04 a 07 gamecoins: Muito ruim
08 a 11 gamecoins: Ruim
12 a 15 gamecoins: Regular
16 a 19 gamecoins: Bom
20 a 23 gamecoins: Muito bom
24 a 25 gamecoins: Ótimo


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.