Jogamos Hours of Darkness, o DLC de Far Cry 5

Compartilhe esse conteúdo

Marcelo Jabulas* | Redação GameCoin – Colocar os dedos nas feridas do American Way of Life parece ser o sádico objetivo dos produtores da Ubisoft. Depois que Far Cry 5 explorou a política armamentista dos Estados Unidos e misturou com fanatismo religioso, a expansão Hours of Darkness coloca o jogador no maior fiasco militar dos EUA: a Guerra do Vietnã, que custou a vida de 58 mil soldados norte-americanos e pelo menos 3 milhões de vietnamitas em 11 anos de conflito.




No game, o jogador assume o papel de um soldado, codinome Python 25, que integrava um grupamento em missão. Seu helicóptero é abatido e ele acorda já dominado pelas forças norte-vietnamitas. A sequência é se livrar dos “Charlies” e resgatar companheiros.

O jogo segue a mesma estrutura do game principal, mas de forma reduzida. O objetivo principal da campanha é chegar ao ponto de extração, no lado oposto do mapa, que reproduz as selvas fechadas do Vietnã. Durante o caminho, novos objetivos são adicionados, como tomar bases, destruir artilharia antiaérea, resgatar rebeldes, encontrar o restante dos integrantes do esquadrão, que foram feitos prisioneiros, e até mesmo recolher isqueiros de pilotos que tiveram jatos abatidos.

Semper Fi

Vale lembrar que os colegas resgata dos ajudam o jogador em combate. Mas, se abatidos, não voltam como os NPCs (personagens controlados pelo computador) da campanha de Far Cry 5. O DLC inclui armamentos da época como pistola Colt M1911, fuzis M16 e AK-47 e, claro, a metralhadora M60 (aquela do Rambo). E como mencionamos o boina verde mais cascudo do cinema, o game ainda conta com arcos e flechas explosivas, para que o jogador se sinta tentado a amarrar uma faixa vermelha na cabeça.

As locações buscam ser fieis ao ambiente da guerra. O cenário agrícola das plantações de arroz que se funde com mata fechada, assim como galerias de túneis (onde os norte-vietnamitas se entrincheiravam durante o dia) fazem parte dos locais onde o jogador deve desbravar. Campos devastados pelo Gás Mostarda, despejado pelos norte-americanos, podem derrubar o jogador em poucos segundos.

A história

Para tentar retratar o ambiente da guerra, toda trama se passa numa madrugada. Não há passagem de tempo como no game principal. No entanto, relógio avança de acordo com o andamento da campanha. Há uma densa neblina constante que dificulta a visão. Usar os binóculos para marcar os inimigos é fundamental para não ser pego de surpresa.

E mesmo que a inteligência artificial (IA) não seja a mais desafiante, muitas vezes os Charlies (apelido dado aos “vietcongs” da Frente Nacional para a Libertação do Vietnã, devido à pronúncia Victor-Charlie em rádio para o código VC) cercam o jogador e fica difícil sair do fogo cruzado, que pode custar a vida de um companheiro resgatado.

Furtividade

Um recurso interessante exclusivo do DLC são as habilidades especiais disponibilizadas quando o jogador executa seus inimigos de maneira silenciosa. A cada inimigo abatido, um novo recurso é ativado, como andar silenciosamente, conseguir marcar inimigos à distância, dentre outras façanhas. No entanto, quando o jogador é descoberto, as vantagens são zeradas.

Veredito

Hours of Darknes é a primeira das três missões extras programadas para Far Cry 5, que ainda terá os episódios: Dead Living Zombies, que bebe na inesgotável fonte do apocalipse zumbi e Lost in Mars, que transporta o jogador para o Planeta Vermelho, onde há visitantes pouco amistosos.

(*) Texto publicado na edição de 24 de junho do jornal Hoje em Dia

Mini ficha GameCoin:
Far Cry 5: Hours of Darkness

Estilo: FPS
Estúdio: Ubisoft
Distribuidora: Ubisoft
Modo On-line: Sim
Idioma: Áudio, legendas e menus em português
Disponível: PC, PS4 e Xbox One
Preço Médio: R$ 30

E quanto vale o show?

Enredo: 4
Gráficos: 4
Jogabilidade: 4
Desafio: 4
Custo/Benefício: 5
TOTAL: 21 gamecoins

Tabela GameCoin de classificação

00 a 03 gamecoins: Péssimo
04 a 07 gamecoins: Muito ruim
08 a 11 gamecoins: Ruim
12 a 15 gamecoins: Regular
16 a 19 gamecoins: Bom
20 a 23 gamecoins: Muito bom
24 a 25 gamecoins: Ótimo


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.