Oldies: Nos bugs de Super Pitfall

GAMECOIN - SUPER PITFALL2

Marcelo Iglesias

Nem todo dia a gente fala de games legais, e hoje é um deles. A geração do NES chegou ao mercado em 1985, mas no Brasil só foi acontecer no final dos anos 1980. Uma das primeiras versões do sistema 8 bits da Nintendo foi licenciada à Gradiente, com o Phantom System. Na época a Dynacon também se preparava para entrar no mercado com seu Dynavision. Ambos utilizavam cartuchos no padrão norte-americano, de 72 pinos. Mas, vamos nos focar no Phantom. Junto com o aparelho, a Gradiente também se apressou em oferecer alguns títulos, além de Ghostbusters, que acompanhava o console. A lista inicial contava com jogos como Schwarzenegger´s Predator, Gauntlet e Super Pitfall. E quem optou pelo último se deu mal. Muito mal!

Super Pitfall foi desenvolvido pela Micronics e publicado em 1986 pela Actvision. Apesar da temática de exploração fazer leve menção ao clássico do Atari 2600, Super Pitfall estava longe de ser uma obra prima e por dois motivos. A começar pela gigantesca quantidade de bugs que tornavam o jogo insuportável. Sprites que sumiam da tela, falhas de programação que sujavam o cenário e mortes inexplicáveis faziam parte da rotina de quem se aventurava nesse joguinho. Além disso, o jogo era curto e sem um proposito bem definido.

GAMECOIN - SUPER PITFALL

O segundo problema era a grande similaridade com Super Mario Bros. O game foi massacrado pela crítica por isso, e até apontado como um dos piores jogos da história do NES. Realmente, Super Pitfall foi uma grande decepção. Aqui no Brasil, muita gente apostou no game, devido às ótimas recordações de Pitfall, um dos melhores jogos criados para Atari, que merece um post mais abrangente do que este, mas como já cheguei até aqui, vou concluir e me programar para falar sobre a obra prima do 2600 em outra ocasião.

A única boa lembrança de Super Pitfall era a musiquinha chiclete, mas que era gostosinha de ouvir. Fora isso…

Leia Também

PUBG chega ao Xbox One, Predador em Wildlands, The Walking Dead e 30 anos Street Fighter

Redação GameCoin - Depois de muita expectativa PlayerUnknow Battlegrounds, ou PUBG, ...

Learn more