O que faz de Star Wars: Battlefront a bola da vez?

GAMECOIN STAR WARS BATTLEFRONT 00

Marcelo Iglesias

Qual foi uma das principais mudanças nos games atuais em relação aos primeiros jogos em meados da década de 1970? A imersão! Sim, de nada faria sentido gráficos realistas, som de alta fidelidade, jogabilidade impecável, controle precisos se não houvesse uma maneira de transferir o jogador para dentro da trama. E o que os games em rede fazem? Jogam tudo por terra em nome de uma corrida desenfreada por placares, headshots e conquistas que duram o tempo da jogatina conectada.

Nesse contexto, poucos games on-line conseguiram fugir da mesmice. Call of Duty: Black Ops III repete, mais uma vez, uma receita saturada, assim como a versão on-line de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain também não consegue fugir do mata-mata de arena, só para citar os mais modernos, mesmo com eventos diversificados. Até hoje, um dos melhores jogos com opção em rede foi Grand Theft V. Nele o jogador pode construir um personagem, com “vida”. É possível construir seu império particular, comprar casas, carros, armas, formar parcerias, criar inimigos, participar de missões cooperativas e outras tarefas interativas.

GAMECOIN STAR WARS BATTLEFRONT 02

Claro que não se pode negar que esses games são incríveis do ponto de vista técnico, com dezenas de pessoas com total liberdade para fazer o que bem entender com seus personagem, em cenários incríveis, repleto de efeitos. Tudo isso é de encher os olhos, mas quem consegue apreciar esse trabalho enquanto foge de uma saraivada de balas de mentirinha? “Battlefield 3” tinha mapas fantásticos, assim como seus sucessores, como um cenário urbano, com direito a uma estação de metrô, mas era impossível apreciar o perfeccionismo dos designers e tudo se resumia a atirar, esconder, morrer, ressuscitar e marcar pontos.

Diante de tanta mesmice, Star Wars: Battlefront surge com uma carga imersiva aos combates on-line. Ao inserir os jogadores na trama da saga de George Lucas, os combates entre soldados do império e guerrilheiros rebeldes vão além de uma chacina de times rivais. Entre as diversas opções de jogo, há missões que imergem o jogador em fragmentos dos filmes da trilogia clássica, como a batalha do gelado planeta Hoth, de “O Império Contra Ataca”, ou confrontos nas florestas de Endor (O Retorno de Jedi) e até mesmo Tatooine (Uma Nova Esperança).

GAMECOIN STAR WARS BATTLEFRONT 01

Assim como em games como Battlefield IV, Star Wars: Battlefront permite que o jogador assuma o comando de veículos como a clássica X-Wing, nave de caça da Aliança Rebelde. Outras cartas fortes do jogo é possibilidade de assumir personagens como Darth Vader e Luke Skywalker.

Dess forma, ao inserir o jogador dentro do contexto dos filmes, as batalhas em rede deixam de ser apenas uma contagem de pontos, mesmo que se possa participar dos mesmos combates e missões várias vezes. O resto é “Space Invaders”! Star Wars: Battlefront tem versões para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

GAMECOIN STAR WARS BATTLEFRONT 04

[bws_related_posts]