Oldies: Shinobi o seu jeito ninja de ser

GAMECOIN - SHINOBI 3

Redação Gamecoin

O salto tecnológico dos games da era do Atari 2600 para NES e Master System foi uma das expressivas na indústria de games. Uma multiplicação de cores, sons e sprites, além de telas de aberturas deram mais vivacidade às produções. E naquele novo mundo de meados da década 1980 a criatividade permitiu produções memoráveis como Shinobi. Lançado originalmente pela Sega para fliperama, em 1987, Shinobi chegou aos consoles caseiros dois anos depois, para Master System, assim como Commodores 64, Amiga e outras plataformas da época. Bom, para nós brazucas a versão que importa é a do velho Master. Shinobi contava a história de um ninja que precisava lutar contra um demônio, durante quatro fases, dividas em estágios.

Oldies

Graficamente, Shinobi dava um banho em Ninja Gaiden, concorrente desenvolvido pela Tecmo para NES, em 1988. Com cores mais vivas e movimentação mais natural, o game era bonito de se ver. Com apenas dois botões no joystick do Master System, a jogabilidade era muito simples, com comandos de pulo e arremesso de shurikens (aquelas estrelinhas ninja). Além dois dois comandos básicos ainda havia o salto de nível, em que se pressionava o direcional para cima e salto para pular par um andar superior, golpe de espada quando se atacava um inimigo a distância próxima e magia  utilizada apenas uma vez por vida ou fase.

GAMECOIN - SHINOBI

Além eliminar vagabundos controlados pelo capetão japonês, uma das tarefas do jogo era resgatar criancinhas reféns, que poderiam render pontos extras, power ups, magia e vidas. Atravessar as fases não é problema, a coisa aperta é quando se chega no chefão. Cada um tinha um segredo de posicionamento, tempo de ataque, que só se aprende depois de reiniciar o jogo um zilhão de vezes.

Quem quiser jogar Shinobi nos dias de hoje não precisa recorrer a pirataria dos emuladores e ROMs, o game faz parte do acervo do Master System Evolution, que até hoje é fabricado pela Tectoy. Outra opção é garimpar a ROM na e rodar no emulador de Master System, no PC, ou em mini computadores travestidos de videogames como o Infanto.

GAMECOIN - SHINOBI 2

[bws_related_posts]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.