Oldies – River Raid feito por uma menina para marmanjos

GAMECOIN - RIVER RAID

Marcelo Iglesias | Redação GameCoin

Existe um senso comum de que mulheres são avessas a games. Balela! Pesquisas mostram que as garotas jogam tanto quanto homens. Informações demográficas à pate, o que importa é que o as mulheres estão no universo dos games desde os primórdios dessa indústria. E uma prova disso é que um dos títulos mais populares do mundo foi desenhado por uma mulher. River Raid foi publicado para Atari 2600, em 1982, pela Activision e seu projeto é assinado pela engenheira de software Carol Shaw.

Antes de publicar o clássico do Atari, Carol já tinha assinado pelo menos outros seis games, da época em que trabalhava diretamente para a Atari. O primeiro game que ela desenhou foi Polo, de 1978. River Raid foi considerado com um dos melhores títulos produzidos para Atari e até hoje ainda é referência tanto em design como em jogabilidade.

Recordando River Raid

Quem tem mais de 30 anos certamente jogou River Raid, assim como fãs de games antigos. Mas, sempre há aquela galera que ainda não descobriu o doce mundo dos videogames dos anos 1980. E por isso vamos relembrar alguns detalhes dessa obra-prima.

No game, o jogador assume o comando de uma avião de combate, que sobrevoa o leito de um rio disparando contra pontes, helicópteros, navios e demais inimigos. O objetivo é ficar mais tempo no ar. Um dos destaques do título era suas fases aleatórias que surgiam após as primeiras com caminhos pré-estabelecidos. As sequências de fases não se repetem devido a um algorítimo que cria os estágios toda vez que o game é rodado, inclusive o comportamento dos inimigos, para que não sejam previsíveis.

Basicamente, River Raid tem dois tipos de fases. Uma com o leito simétrico e largo e um segundo, com desfiladeiros apertados e uma porção de inimigos espremidos. Cada estágio é vencido ao se destruir a ponte.

GAMECOIN - RIVER RAID2

Um item que aumenta o desafio do jogo é a necessidade de reabastecer a aeronave. Uma dica é nunca destruir os pontos de abastecimento, mesmo que ele garantam gordos pontos que podem ajudar a enriquecer a pontuação final, pois nas fases de desfiladeiros, sempre há o risco de seguir por um caminho sem abastecimento. E, em caso de pane seca, o avião despenca na água.

Como jogar River Raid

A melhor maneira de jogar River Raid é num Atari 2600, conectado a um televisor de tubo. Mas como não é fácil encontrar, o console e o game no mercado de usados (e quando se acha os preços são astronômicos), uma dica é testá-lo num emulador de Atari para computador.

River Raid é um clássico, com um design brilhante e nível de desafio impressionante, que fazem com que o título seja atemporal e mereça ser jogado sempre.

[bws_related_posts]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.