Lista GameCoin – 10 games de filmes vencedores do Oscar

Curtiu? Então compartilhe este post!

Redação GameCoin –  Hoje (4) é dia de entrega do Oscar, premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas que acontece desde 1927. E o mais legal é que muitos dos filmes consagrados com a estatueta dourada também serviram de pano de fundo para muitos games. Selecionamos dez games de filmes vencedores do Oscar.

1 – Godfather

O Poderoso Chefão ganhou Oscar de melhor filme em 1973, com interpretações impecáveis de Marlon Brando, James Cann, Al Pacino, Robert DeNiro e Robert Duval. Em 2006 a Electronic Arts publicou o Action RPG The Godfather: The Game, em que o jogador assume o papel de um soldado da máfia e vai galgando degraus na hierarquia da famiglia de Don Vito Corleone. A campanha corre de forma paralela aos acontecimentos do longa-metragem. Impecável!

2 – Rocky

A história de Rocky Balboa faturou o premio da Academia em 1977. Em 1987, no embalo de Rocky IV, a Sega lançou Rocky. O game coloca o jogador na pele de Balboa e ele precisa enfrentar os adversários da série como Apollo “O Doutrinador” Creed, Clubber Lang e Ivan Drago. Apesar de simples e de mecânica pouco precisa, o game ajudou a promover o veterano da Sega.

3 – Star Wars

George Lucas levou seu filme de ficção para o estrelato na premiação de 1978, como Efeitos Especiais. Não é novidade para ninguém que Star Wars se tornou uma das franquias mais populares do cinema, além de uma máquina merchandising. A franquia rendeu dezenas de games, mas o título mais fiel ao game original foi Super Star Wars, publicado em 1992 para Super Nintendo. O game reproduz a sequência correta das cenas do longa-metragem de 1977.

4 – O Império Contra-Ataca

Em 1981, George Lucas levou mais uma estatueta com O Império Contra-Ataca, com o o prêmio de Melhores Efeitos Especiais. O segundo filme da franquia é apontado como o melhor episódio da série e ficou marcado pelo duelo entre Luke Skywalker e Darth Vadder. Super The Impire Strikes Back foi publicado em 1993 estimulado pelo sucesso do Super Star Wars. O game seguiu a mesma fórmula do antecessor, mas incluiu novos poderes e personagens jogáveis.

5 – E.T. – O Extraterrestre

Vencedor do Oscar de melhores Efeitos Especiais em 1983, E.T. – O Extraterreste foi publicado em 1982 e junto como filme, a Atari lançou E.T. – The Extra-Terrestrial. O game foi desenvolvido por Howard Scott Warshall em tempo recorde, pois a Atari queria o game nas prateleiras junto com o filme. E.T. era um game complexo, que ia muito além do que os consumidores já tinham experimentado. A jogabilidade também era confusa e game foi um grande fiasco e utilizado como desculpa para a falência da Atari, que já andava ruim das pernas.

6 – Indiana Jones e o Templo da Perdição

O segundo filme da série que narra as aventuras do arqueólogo e seu chicote também fisgou a estatueta de Efeitos Especiais em 1985, tal como a primeira película em 1982. Poucos meses após a premiação a Nintendo publicou o jogo do filme para NES. Indiana Jones também voltaria aos games em 1989, com o game para Master System com base em Indiana Jones e a Última Cruzada.

7 – Platoon

Na premiação de 1987, Platoon levou o Oscar de Melhor Filme. A dramática história de Oliver Stone, que mostrava o lado pouco heroico dos soldados norte-americanos no Vietnã, ganhou um game para diferentes plataformas como NES, MS-DOS, Apple II, Amiga, Commodore 64 e outros. A edição para Nintendinho é a mais fácil de se encontrar e também a mais rudimentar.

8 – Jurassic Park

Os dinossauros de Steven Spielberg também venceram na categoria de Melhores Efeitos Especiais na premiação de 1994. A produção teve grande promoção, o que motivou diversos estúdios a trabalharem em games com base no filme. Jurassic Park teve edições para NES, Mega Drive e fliperama. A edição para o console da Sega merece destaque pela excelente jogabilidade boa qualidade gráfica. Vale a pena tentar encontrar a ROM ou garimpar o cartucho no mercado de usados.

9 – The Lord of the Rings

A visão cinematográfica da obra de J.R.R. Tolkien ganhou três estatuetas em 2002. O mundo fantástico da trama foi um prato cheio para incontáveis games desde então. O primeiro título, homônimo ao filme, foi publicado em 2003 para PC, PS2 e Gameboy Advance. Uma boa pedida é LEGO The Lords of the Rings, que reproduz os três filmes da trilogia de Peter Jackson.

10 – Toy Story 3

A última aventura de Wood e Buzz Lightyear chegou aos cinemas em 2010. E assim como o primeiro filme, ele também recebeu uma estatueta e e também um game.  Toy Story 3 foi desenvolvido pela Disney Interactive Studios e publicado para diversas plataformas como PC, PS3, Xbox 360, Wii, DS, PS2 e Mac. Com foco infantil, o título conta com diversos mini games.

Leia Também

Curtiu? Então compartilhe este post!

Os comentários estão fechados.