Cinco jogos de boxe eternizados

GAMECOIN JOGOS DE BOXE 0

Marcelo Iglesias

Jogos de boxe são o máximo, pois conseguem ser tão legais e românticos quanto o próprio esporte. Quem gosta de boxe sabe quanto a troca de sopapos é emocionante, pois cria personagens icônicos como Muhammad Ali, Rocky Marciano, Mike Tyson, Evander Hollyfield, o árbitro Mills Lane, o bandidão Don King e claro, Adilson Maguila. E para o amigo que é fã do gongo, eis cinco obras de arte atemporais.

GAMECOIN JOGOS DE BOXE 1

Boxing (1980) – Quem não se lembra do clássico jogo de luta do Atari 2600. Simples, mas extremamente divertido, o título era um dos preferidos do público por conter uma mecânica bastante dinâmica, que permitia que qualquer pessoa pudesse se tornar o Mike Tyson em questão de segundos. O objetivo, apesar de bobo, não era tão fácil quanto o visual espartano sugere, ganhava quem despejasse 100 golpes no oponente, mas para isso era preciso acertar em cheio no nariz do rival. Visto de cima, a solução
era genial, pois era fácil identificar a silhueta dos pugilistas. Onde encontrar: Sebos de videogames, aplicativos para Atari ou apelar para emuladores na Web.

GAMECOIN JOGOS DE BOXE 2

Rocky (1987) – A premiada e melancólica filmografia de Rocky Balboa ganhou os joysticks, ao ser lançado para Sega Master System. Seguindo os mesmos passos da cronologia da saga, Rocky iniciava sua carreira enfrentando Apollo “O Doutrinador” Creed, passando por Clubber Lang (que todos nós conhecemos carinhosamente como B.A.) e Ivan Drago. Apesar de os gráficos serem simples, o título era bem acabado, no qual houve o cuidado de colocar a bermuda, com as cores da bandeira dos Estados Unidos, após a luta contra Apollo, que lhe presenteou o uniforme. Onde encontrar: Mercado de usados ou em emuladores.

GAMECOIN JOGOS DE BOXE 3

4D Boxing (1991) – A Electronic Arts entrou nos ringues, muito antes de lançar a série “Fight Night”. Em um título, para PC, bastante divertido e com excelente jogabilidade, o jogador tinha a possibilidade de construir seu próprio lutador e trabalhar quais atributos ele deveria aperfeiçoar. A cada luta ganha, o jogador podia elevar algum tipo de habilidade, assim como força física. Bonitos, os pugilistas não eram, afinal eram horríveis, mas por serem poligonais, tinham movimentação bastante realista e diversas opções de visualização. Ainda é possível encontrá-loem sites de download. Onde encontrar: Sites de abandoware costumam a oferecer o game.

GAMECOIN JOGOS DE BOXE 4

Fight Night Round 3 (2006) – A última edição da franquia para PlayStation 2 é um dos marcos da série. Com ótimos gráficos e a possibilidade de moldar todos os detalhes de seu pugilista, inclusive a categoria por peso. Em um modo carreira linear, no qual o jogador inicia no mundo do boxe, lutando em ginásios da periferia e galpões, é preciso mostrar talento para atrair a atenção de empresários. Comprar upgrades não é fácil, pois o preço e alto, assim como contratar umtreinador que otimize os resultados. Onde encontrar: É preciso procurar com paciencia em mercados de usados, ou apelar para cópias ilegais em sites de compartilhamento.

GAMECOIN JOGOS DE BOXE 5

Fight Night Champion (2011) – A quinta edição do competente simulador de boxe da Electronic Arts, além de oferecer boa jogabilidade, ganhou um roteiro manjado nos moldes de “Rocky: o Lutador”. O jogador assume a pele de Andre Bishop, que precisa galgar o calvário rumo ao estrelato. A princípio a ideia até que soa como legal,mas como passar dos rounds, essa condução do destino do pugilista se torna cansativa e arrastada, sendo preciso vivenciar vários momentos da vida do lutador, entre o passado e o presente.

Em termos técnicos, o game ganhou em refinamento, física mais elaborada, gráficos bem acabados, com direitos a fraturas, suor e sangue, sem economia. Até mesmo a fisionomia dos lutadores durante os golpes foram retrabalhadas para demonstrar a dor das pancadas. Outra mecânica que foi retrabalhada é o conjunto de movimentos após um knockdown. E dependendo do desgaste do lutador fica quase impossível conseguir executar a combinação de movimentos necessários para se levantar, antes de o juiz fechar a contagem. Onde encontrar: O game ainda pode ser econtrado no verejo físco e on-line, principalmente nas lojas das redes exclusivas Xbox Live e PSN.

Dica de ouro

Vale a pena ler “A Luta” (Companhia de Bolso) de Norman Mailer, que conta em detalhes como foi a luta do século, entre Muhammad Ali e George Foreman, em 1974, no Zaire.

Leia Também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.