Alienware apresenta console Steam Machine | Gamecoin

GAMECOIN - STEAM MACHINE

A equipe do Gamecoin não consegue chegar num consenso entre o que melhor: desktop ou console?  Mas o Steam Machine da Alienware é sem dúvida o melhor dos dois mundos. A divisão de desktops e notebooks para games da Dell acaba de lançar o primeiro módulo voltado para conceito Steam Machine, que une a praticidade dos consoles com o hardware de um PC convencional. O aparelho acaba de ser apresentado na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, e promete roubar mercado tanto dos fabricantes de desktops e periféricos como também de consoles.

GAMECOIN - STEAM MACHINE 3

Sem muitos detalhes técnicos divulgados, o que se sabe até agora é que o equipamento conta com processador Intel, placa gráfica Nvidia e duas portas USB 3.0. A Alienware garante performance superior ao PlayStation 4 e Xbox One. Como não tem leitor de discos, o único canal para se ter acesso aos games é via Steam. O serviço de downloads da Valve é uma das maiores redes de compra de jogos para PC, com milhões de usuários, pois grande parte dos games publicados exigem cadastro no serviço. Além de rodar games, a plataforma permite compartilhamentos, jogos em redes, e demais aplicativos de entretenimento. Ainda não há previsão de lançamento e nem preço definido. Mas a contar pelo que a Alienware cobra por seus notebooks, não espere nada barato.

O conceito Steam Machine

Assim como a Intel criou o conceito Ultrabook para notebooks finíssimos, leves e de alta performance a Valve desenvolveu o programa Steam Machine focado na criação de consoles que rodassem o sistema SteamOS, com base na plataforma Linux. As especificações exigem processadores Intel i7, placa gráfica Nvidia com 3 GB de memória, 16 GB de RAM, 1 TB de armazenamento, e fonte de 450 W e medidas próximas a 30 cm x 30 x 7,5 cm. Atualmente há cerca de 13 protótipos de fabricantes engajados no projeto, como o diminuto Xi3 (foto abaixo), mostrado na CES em 2011.

GAMECOIN - STEAM MACHINE 2

Opinião Gamecoin

Já faz um tempo que os fabricantes de computadores buscam soluções para tornar nos desktops mais amigáveis para o entretenimento doméstico, ao invés de serem apenas trambolhos para uso profissional. O conceito Steam Machine tem tudo para se tornar uma plataforma de games de sucesso, já que permite a compra de games com preços atraentes, além de um altíssimo desempenho de processamento.

No entanto, é preciso considerar qual será o preço desses equipamentos. Alguns fabricantes anunciam modelos a partir de US$ 500, como o CityPowerPC, podendo chegar a US$ 6 mil, como é o caso da versão topo de linha da Falcom Northwest. O preço será crucial para convenser o consumidor a migrar do PC, assim com abandonar seu console predileto, senão o que seria o melhor de dois mundos pode morrer como uma grande promessa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.