Oldies: a gatunagem de Elevator Action

Curtiu? Então compartilhe este post!

GAMECOIN ELEVATOR ACTION 2Marcelo Iglesias

A primeira metada de década de 1980 foi um período incrível para a indústria de jogos, principalmente para as máquinas de fliperamas. E uma empresa que se destacou no cenário Arcade foi a japonêsa Taito. A empresa, que hoje pertence à Square Enix publicou verdadeiras pérolas, muitas convertidas para videogames caseiros como NES, Master System e Mega Drive. Uma dessas raridades era Elevator Action.

Clássico caça-niquel de fliperama o game, publicado em 1983, tinha um objetivo deliciosamente simples. O jogador assumia o papel de um ladrão e sua missão era invadir um edifício pelo teto e roubar maletas espalhadas pelos andares. Para se deslocar pelo prédio o jogador poderia optar pelos diversos elevadores espalhados pelo caminho ou por escadas rolantes nas extremidades da construção.

GAMECOIN ELEVATOR ACTION

Para dificultar a vida do jogador bandido, o edifício contava com um forte esquema de segurança. Vários agentes vigiavam os andares e não pensavam duas vezes em meter bala no protagonista. Um tiro era mais que suficiente para roubar uma das escassaz vidas que cada ficha entregava. Outro perigo era ficar em cima do elevador. Apesar de ser um recurso para fugir dos seguranças, caso estivesse subindo, poderia esmagar o jogador.

Graficamente o game tinha um design legal, bastante caricato, com o personagem com um cabeção bizarro. Mas a cereja do bolo era a trilha sonora. Elevator Action tinha música composta pelo músico japonês Yoshio Imamura, que assinou as trilhas de produções como Wild Western e Chack’n Pop.

GAMECOIN ELEVATOR ACTION 3

Além dos NES, Elevator Action recebeu edições para Game Boy Color e integra a coletânea Taito Legends, publicada para PS2, Xbox (original), PC e PSP. Atualmente há uma versão Deluxe disponível na PSN. Essa edição moderninha chegou à rede no ano passado, com alguns fundos em 3D e outras firulas que roubam a graça do título original.

Leia Também

Curtiu? Então compartilhe este post!