007 GoldenEye – Os 20 anos de um dos melhores FPS de todos os tempos

Marcelo “Jabulas” Iglesias | Redação GameCoin – Games baseados em filmes nem sempre dão certo. Rambo: The Videogame, Robocop, Terminator, Ironman são alguns exemplos de fiascos no mercado de jogos. No entanto, não se pode colocar 007 GoldenEye neste mesmo balaio.

O game de tiro em primeira pessoa (FPS) que colocava o jogador na pele de James Bond foi publicado para Nintendo 64 no dia 25 agosto de 1997. A história seguia a cronologia do longa-metragem lançado em novembro de 1995 e que fazia a estreia de Pierce Brosnan no papel do espião a serviço de Vossa Majestade.

Produzido pela Rare, o mesmo estúdio que também publicou sucessos como Donkey Kong Country e Killer Instinct para Super Nintendo, o anúncio de um game de tiro para console era um tanto audacioso. Afinal antes de GoldenEye o único FPS que tinha conseguido relativo êxito foi uma conversão empobrecida de Doom para Super NES.

No entanto, GoldenEye contava com recursos que Doom não podia ter no Super Nintendo. A começar pelo joystick do N64 com comando analógico que permitia movimentação em 360 graus, movimento para cima e para baixo e tudo mais que fazemos intuitivamente nos joysticks dos dias de hoje. Para a época era algo incrível. Além disso, 007 podia se ajoelhar, selecionar armas e um monte de tarefas graças ao montão de botões do joystick.

Visual de GoldenEye

Graficamente, GoldenEye era um game revolucionário. Ele extraia todo o poder de processamento do console 64 bits da Nintendo e fazia uso de cenários, elementos e personagens desenhados em vetores texturizados. Hoje, o jogador pode achar feio e esquisito, mas há 20 anos era algo notável para um console de videogame.

Modo Multplayer

Outra inovação de 007 GoldenEye era seu modo multplayer para até quatro jogadores. Naquela época em que a Internet ainda era algo incipiente, apenas desktops contavam com placas de modem para conexão via sinal telefônico. No entanto, o game fazia uso das quatro portas de joytick do console e permitia amigos participassem de combates em arena, tomando aquele guaraná e comendo.

Tudo isso fez do game um dos grandes games da história e também ajudou a ratificar que consoles de videogames também eram capazes de rodar jogos de tiro complexos. Suas vendas, segundo a Nintendo foram de 8 milhões de unidades. Trata-se do terceiro título mais vendido para N64, ficando atrás de Super Mario 64 e Super Mario Kart 64. GoldenEye também é considerado como um dos 20 melhores jogos de todos os tempos pelo Metacritics. Ao todo, o game amealhou 13 prêmios entre os anos de 1997 e 1998.

Definitivamente, salvar o mundo é pouco para 007!

Leia Também

Os comentários estão fechados.